JudiciárioPartidosPolítica

FILIADOS. PR, DEM e PT lideram crescimento na cidade. Em números absolutos, petistas golearam

Confira as 10 siglas mais poderosas, em número de filiados. O PR tomou o lugar do PRB
Confira as 10 siglas mais poderosas, em número de filiados. O PR tomou o lugar do PRB

Você pode escolher o critério que quiser. As tabelas estão disponíveis aqui mesmo ou, se desejarem, podem fazer uma pesquisa aprofundada no sítio do Tribunal Superior Eleitoral. Mas alguns fatos são absolutamente indiscutíveis, a partir da relação mais recente de filiados aos partidos em Santa Maria, tendo como data base outubro.

Na relação com setembro, por exemplo, que você teve no sítio (AQUI), no mês passado, houve uma mudança na relação das dez mais fortes siglas na comuna. Deixou a lista o PRB, para dar lugar ao emergente PR (Partido da República). Aliás, a sigla liderada por Anita Costa Beber e que anunciou o empresário Paulo Ceccim como pré-candidato a prefeito, experimentou um crescimento espantoso. Em números relativos, foi a que mais subiu, na relação de alistados. De 401 para 695, ou 72% a mais.

Outras duas agremiações, nesse quesito, também se destacaram. Uma o DEM, que subiu de 1.201 para 1.556 (29,5% de crescimento). Outra o PT, de 4.451 para 5.722 (28,6%). Aliás, os petistas não têm do que se queixar. Não obstante as alegadas dificuldades da sigla em nível nacional, aqui experimentaram um acréscimo de mais de quase 1,3 mil novos alistados em apenas um mês. É verdade que, quem acompanha a política sabe, muitas fichas ficam “guardadas” e entregues de uma vez só. Ainda assim, é significativo o avanço do PT, que, sozinho, tem praticamente 22% do total de filiados em todos os partidos da cidade – que somam 26.046, conforme o TSE.

Duas curiosidades que valem ser anotadas, também. Uma é que as “cerca de mil” novas filiações do PSB, após a tomada de controle pelo ex-petista Fabiano Pereira, pelo menos por enquanto não se confirma no TSE. Foram 101 a mais, em relação a setembro, não alcançando os 900 filiados. Outra em relação aos novos partidos. O NOVO tem só dois filiados. E o Rede, até aqui, nenhum. Pelo menos oficialmente.

Abaixo, você tem as duas tabelas. Primeiro, a mais recente, inclusive com o percentual sobre o total. Logo depois, a de setembro, para quem quiser comparar quem cresceu e quem caiu, no período.

OS FILIADOS EM SANTA MARIA, EM 31 DE OUTUBRO

filiados outubro

#

OS FILIADOS EM SANTA MARIA, NO MÊS DE SETEMBRO

filiados em setembro

#

OBS: nas duas tabelas, além dos números absolutos, no lado direito há o percentual sobre o total de filiados no município. Ambas estão disponíveis no sítio do TSE

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. E ainda tem gente que diz que o PT esta em baixa mas os números do Tribunal Superior Eleitoral não mente e servem para fechar a boca dos fofoqueiros de plantão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo