HistóriaMemóriaSanta Maria

NÃO CUSTA LEMBRAR. Há um ano, era anunciada a restauração do Cemitério Israelita de Philippson. E…

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 23 de novembro, domingo:

HISTÓRIA. Tombado como patrimônio cultural dos judeus, Cemitério Philippson vai ganhar restauração

Quem conhece o local, aliás de acesso não exatamente fácil, consegue perceber claramente a importância cultural e histórica do Cemitério Israelita Philippson, em Itaara. É um verdadeiro monument e que conta, de certa maneira, um pouco do que foi o “berço da primeira imigração judaica organizada no País”, bem no início do século XX.

Pois, agora, o local, que é patrimônio cultural, vai, com verba oriunda do Governo do Estado, ser restaurado. Vale, sim, vale muito essa preservação histórica. Mais detalhes do que vai acontecer e até um pouco da história do Cemitério e da própria Colônia Philippson (confira o linque lá embaixo desta nota)  você tem no material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. O texto é de Maria Emilia Portella, com fotos de Divulgação. A seguir:

Lançado projeto de restauração do Cemitério Philippson de Itaara

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) como patrimônio cultural dos judeus, o Cemitério Israelita Philippson, no município de Itaara, na Região Central, será restaurado. O lançamento das obras ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), no gabinete do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil.

O projeto prevê a consolidação e restauração dos muros do cemitério; restauração e adequação do portal de entrada; retirada das pedras do calçamento atual; reintrodução de grama; instalação de novos passeios de pedras; drenagem do terreno; restauração, consolidação e limpeza dos túmulos; e instalação de bancada com mapeamento dos túmulos...”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI   

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, seria interessante saber se o projeto ficou apenas no projeto, avançou ou até está pronto. Afinal, trata-se de um monumento que conta um pouco da história da vinda dos israelitas para essa porção do Brasil. Não é perguntar muito, é?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo