AssembleiaPolítica

POLÍTICA. Após anunciar na Rádio Guaíba, Baségio oficializa renúncia a mandato na Assembleia Legislativa

Dr Baségio, eleito pelo PDT, antecipou na Rádio Guaíba, sexta, sua renúncia ao mandato
Dr Baségio, eleito pelo PDT, antecipou na Rádio Guaíba, sexta, sua renúncia ao mandato

Por VICENTE ROMANO (texto) e JUAREZ JÚNIOR (foto), da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Basegio (PDT) protocolou, na manhã desta segunda-feira (23), na secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, carta de renúncia ao seu mandato. Dr. Basegio sofre processo de perda de mandato por quebra de decoro, conforme o artigo 45 do Código de Ética Parlamentar.

Conforme o artigo 37 do mesmo Código, a declaração de renúncia do deputado ao mandato somente se tornará efetiva e irretratável depois de lida no Expediente da Sessão Plenária e publicada no Diário da Assembleia. São dois os fatos imputados ao deputado no processo que tramita na Assembleia: O primeiro, por ter contratado uma funcionária fantasma e o segundo, por omissão diante de suspeitas de irregularidades praticadas em seu gabinete.

Já o processo de cassação do mandato do deputado Basegio, por meio do Projeto de Resolução (PR) 23 2015, da Comissão de Ética, com a declaração de perda de mandato, está apto a ser votado pelo plenário do Parlamento gaúcho, aguardando decisão do colégio de líderes para ser incluído na ordem do dia da sessão plenária. Os líderes se reúnem no final da manhã desta terça-feira. O artigo 57 do Código de Ética determina que o processo disciplinar não será interrompido pela renúncia do deputado ao mandato.

Com a renúncia, a deputada Juliana Brizola deve assumir a titularidade da vaga, e Vinícius Ribeiro, atual presidente da Corag, assume vaga como suplente.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo