Emprego. Olha aí uma das razões por que Lula é pop. Basta apenas prestar atenção aos números
Leia a reportagem de Jacqueline Farid, da Agência Estado, e que os jornais devem repercutir em suas páginas nesta sexta-feira. O assunto é relatório divulgado pelo IBGE, com os dados sobre o emprego formal no Brasil, em janeiro. Lá no final, faço uma observação. Confira:
Emprego formal cresce 8,7% e atinge maior nível desde 2002
Proporção de trabalhadores com carteira assinada cresce para 43,8% do total; renda sobe 3,4% em janeiro
As condições do emprego no País apresentaram melhora no primeiro mês do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de uma leve alta na taxa de desemprego, o número de ocupados com carteira assinada nas seis principais regiões do País cresceu 8,7% em janeiro ante igual mês do ano passado, alcançando o maior patamar da história.. Além disso, a renda do trabalhador ficou em R$ 1.172,50 em janeiro, com aumento de 3,4% na mesma base de comparação.
Os sucessivos aumentos no número de trabalhadores com carteira nas seis principais regiões do País fizeram com que a participação dos empregados com carteira no total de ocupados chegasse ao maior patamar da série da pesquisa, iniciada em 2002, em janeiro deste ano, alcançando 43,8% dos ocupados. Em janeiro do ano passado, a fatia dos com carteira não ultrapassava 41,7%.
Segundo o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, disse que com o crescimento da participação dos empregados com carteira, os trabalhadores formais já são mais de 50% da força de trabalho nas seis regiões. Isso porque, somando os com carteira e os militares e funcionários públicos, que totalizam os empregados formais, a participação total no número de ocupados em janeiro era de 51%. “A formalização é resultado de um cenário econômico favorável”, disse.
Taxa média
A taxa de desemprego nas seis regiões subiu para 8% em janeiro, ante 7,4% em dezembro passado. Mesmo com a alta, a variação é a menor para um mês de janeiro da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2002. Em janeiro de 2007, a…
OBSERVAÇÃO CLAUDEMIRIANA: diante desses números, cá entre nós, não é difícil perceber porque o presidente Lula ostenta níveis elevados de popularidade. Afinal, a percepção do cidadão é de que ele é responsável por isso. E não é?
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem Emprego formal cresce 8,7% e atinge maior nível desde 2002, de Jacqueline Farid, da Agência Estado, dO Estado de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.