TURISMO. Plano Municipal é destaque em Brasília
POR MAIQUEL ROSAURO
A secretária municipal de Turismo, Norma Moesch, participou do 3º Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo, nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília, onde expôs o Plano Municipal para o setor. Confira um relato do evento na matéria de Ana Bittencourt, da Secretaria de Comunicação e Programação Instituição da Prefeitura. A foto é de Norma Moesch (arquivo pessoal).
Políticas públicas para o Turismo em Santa Maria são referência durante congresso em Brasília
![Case "Pátio Rural" foi um dos destaques da apresentação de Norma Moesch](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/11/Norma-Moerch.jpg)
“Santa Maria é um modelo a ser replicado em âmbito nacional”. Esta é a opinião do professor e pesquisador do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Biagio Avena, proferida durante o III Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília (DF). A referência do pesquisador se deu em virtude da apresentação do Plano Municipal de Turismo de Santa Maria, cuja estrutura, diretrizes e objetivos foram detalhados pela secretária de Turismo do município, Norma Moesch.
A titular da pasta expôs o plano, criado para desenvolver o turismo no município de forma sustentável e integrada com a região, durante a mesa de diálogos “Gestão do Turismo e Políticas Públicas”. “Durante a exposição do plano, ilustrei a fala com elementos explícitos que conferem a Santa Maria a categoria de Destino Turístico Efetivo, atestada pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo”, explica a secretária. Por isso, o Plano Municipal de Turismo de Santa Maria foi recomendado como um modelo no país.
Ainda durante sua participação, Norma Moesch apresentou o case “Pátio Rural”. O evento, promovido pela prefeitura municipal, por meio das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural, está em sua sexta edição e congrega a produção das agroindústrias de Santa Maria e seus distritos, oferecendo aos visitantes gastronomia, produtos rurais, artesanato, entretenimento e atrações culturais. Além disso, o evento se consagrou como um espaço para a prática de negócios, voltado aos pequenos agricultores e artesãos. “A apresentação da nossa experiência com o Pátio Rural teve ótima repercussão por estar de acordo com o tema do seminário, discutindo a fundamentação das políticas públicas emancipatórias”, enfatizou.
A experiência do Pátio Rural também foi debatida durante o 9ª Congresso de Turismo de Mercocidades, em Curitiba (PR), no mês de setembro. Santa Maria esteve representada novamente pela presença da secretária de Turismo. O evento, este ano com foco no turismo rural, é voltado a representantes dos setores públicos, como prefeituras, secretarias de turismo, técnicos e funcionários públicos membros de cidades do Mercosul e de universidades.
Turismo religioso em Santa Maria é discutido em Aparecida (SP)
No mês de setembro, a Superintendência de Promoção, Evento e Mercado, da Secretaria de Turismo de Santa Maria, participou da 2ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo, em Aparecida (SP). O congresso, voltado a guias de turismo, agente públicos, clero e iniciativa privada, proporcionou a troca de experiências entre profissionais de turismo especializados na organização de romarias e peregrinações. As servidoras da Secretaria de Município de Turismo, Clarice Paul e Talita Medeiros, apresentaram aos participantes do evento os santuários e igrejas de Santa Maria, cidade nacionalmente conhecida devido à Romaria da Medianeira, evento religioso que anualmente reúne milhares de peregrinos no município.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.