Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Nesta quarta, a lembrança de um curioso recenceamento de CCs. Sim, aconteceu. E foi em SM

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 30 de dezembro, no jornal A Razão:

O “Palacete” nomeia. Mas não necessariamente todos os nomes são dele (foto Arquivo)
O “Palacete” nomeia. Mas não necessariamente todos os nomes são dele (foto Arquivo)

Quem ainda lembra do recenceamento de CCs?

Foi em julho/agosto de 2011. Já no terceiro ano do primeiro mandato do prefeito Cezar Schirmer. Ele incumbiu a então Chefe de Gabinete, Magali Marques da Rocha, a chamar CC por CC e perguntar quem o indicara. Ela cumpriu a tarefa.

Ficou-se sabendo, então, quem era padrinho e/ou afilhado de quem, coisa que o próprio Schirmer não sabia. Descobriu-se, por exemplo, que os distritos foram “loteados” entre os vereadores governistas, que ganharam o direito de indicar os subprefeitos. Além, claro, de outros 300 Cargos de Confiança e quem eram os indicadores. Estava tudo lá, tintim por tintim, no relatório acessado (e publicado) pelo colunista.

Houve trocas, desde então, no nome dos padrinhos. Mas alguém acredita que tenha mudado algo? Isto é, que afilhados de um e outro não foram nomeados?

Não, não se trata de crítica, exatamente. Só para dizer que algumas coisas são iguais. Seja aqui, em Porto Alegre ou Brasília. É como se governa por aqui. Ou não?

A ACOMODAÇÃO…

Aos poucos, lideranças começam a se aquietar. Não só por causa da época, de resto pouco propícia a articulações e conchavos. Nem pela ausência de interlocutor, que este sempre se encontra, quando necessário. O fato é outro. É no momento da reflexão, a hora de juntar dados disponíveis, e não são poucos, e de “acomodar as batatinhas”.

…DAS BATATINHAS

Já se sabe o que será. Mas ainda não exatamente o que não será. Exemplo, para não ser tão enigmático: é claro que PT, PSDB, PSB, PDT, PR e PPL demostram intenção de apresentar candidato majoritário. Mas não há certeza se, no final das contas, todos terão nome meeesmo à prefeitura. Vai daí que é hora da espera.

TENDÊNCIA É DE…

Com alguns aninhos nas costas, cobrindo eleição para Mesa Diretora do Legislativo, a prudência recomenda esperar até que os votos sejam contados. Mas parece cada vez mais claro que Luiz Carlos Fort, do PT (com apoio de PSDB, Rede, PPL e PP – e talvez de mais gente), será eleito amanhã presidente da Câmara de Vereadores.

…CONTINUIDADE

Confirmando-se a tendência, afora a modificação de nomes de vereadores em algumas das funções da Direção, também haverá uma outra novidade, no parlamento da comuna. Isto é, a continuidade também de todos os atuais ocupantes de Cargo de Confiança do Legislativo. Sim, essa talvez fosse (ou será) a maior novidade. Aguardemos!

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo