MemóriaPolítica

MEMÓRIA. Palacete da SUCV receberá o velório de Renan Kurtz. Crescem manifestações de solidariedade

São várias as manifestações de pesar que começam a surgir, pela morte do ex-deputado Renan Kurtz. O editor confirmou agora há instantes que o velório deverá começar daqui a pouco no Salão Nobre do Palacete da SUCV, na rua Venancio Aires. O sepultamento acontece às 5 da tarde, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Ao mesmo tempo, tanto na página deste editor no Feicebuqui, quanto aqui mesmo, aumenta o número d emanifestações de solidariedade. Para reproduzir duas, fiquemos com as do deputado Valdeci Oliveira, em cuja primeira administração Kurtz foi secretário, e do ex-deputado federal e ex-vice-governador João Gilberto Lucas Coelho, que, por exemplo, trabalhou como assessor de Renan Kurtz, no ínicio de sua carreira política. Acompanhe:

Valdeci lamenta falecimento de Renan Kurtz

valdeciO deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) manifestou pesar pelo falecimento do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Renan Kurtz, 78 anos, ocorrida na madrugada desta quinta (17), em Santa Maria. Além de deputado estadual e federal, Renan também foi vereador, secretário estadual do Mercosul no governo Olívio Dutra e secretário municipal de Planejamento no primeiro mandato de Valdeci como prefeito de Santa Maria.

No último dia 3 de outubro, quando realizava uma atividade de prestação de contas do mandato no Calçadão de Santa Maria, Valdeci conversou com Renan. “O Rio Grande do Sul perde um grande quadro político. Tinha uma enorme capacidade de diálogo e firmeza de posições e de convicções. Foi uma honra poder ter contado com a experiência dele no meu primeiro mandato de prefeito”, salientou Valdeci nesta manhã. (por Tiago Machado/texto e Christiano Ercolani/foto)

João Gilberto Lucas Coelho se manifesta

“Um grande amigo, com muito convívio na militância. Tive a honra de ser assessor do Renan quando ele foi Secretário Municipal de Administração do Dr Luiz Alves Rolim Sobrinho, lá pelo ano de 1969. Acompanhei os dias dramáticos nos quais ele havia sido instado a abrir mão do direito legal de ser nomeado Juiz do Trabalho (aprovado em concurso público) ou teria seus direitos políticos suspensos.

Participei da discussão , redação e entrega de sua carta ao general de comandava a DE, comunicando que não cederia a essa pressão e aguardamos a suspensão de direitos políticos que veio na próxima “lista” de atingidos.

Fez parte de uma geração de lideranças emergentes que pensavam Santa Maria e seu desenvolvimento de uma forma mais ousada e sonhadora. Exerceu mandatos e funções significativas após sua anistia e o decurso dos dez anos em que esteve com os direitos políticos suspensos: Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Federal.É um momento de muito pesar para mim. Santa Maria e o RS estão de luto”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo