MemóriaPolítica

MEMÓRIA. Sepultado o corpo de Renan Kurtz

Velório aconteceu, desde o fim da manhã, no Palacete da SUCV, sede do gabinete do prefeito
Velório aconteceu, desde o fim da manhã, no Palacete da SUCV, sede do gabinete do prefeito

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), na versão online do jornal A Razão

Foi sepultado no final da tarde desta quinta-feira, o corpo do ex-deputado federal Carlos Renan Kurtz. O político morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 78 anos, devido ao câncer no pâncreas. Ele estava internado há duas semanas no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo Cezar de Azevedo. O enterro foi realizado no Cemitério Ecumênico Municipal e teve o acompanhamento de familiares, amigos e políticos. O prefeito em exercício, José Haidar Farret PP), decretou luto oficial de um dia no Município.

Nascido em Santa Maria, Renan Kurtz começou a carreira política como líder estudantil na década de 1960, quando presidiu o DCE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde cursou Direito.

Em seguida, em 1963, ele se elegeu vereador pelo antigo PTB, sendo o mais votado da cidade. Mais tarde, teve seus direitos cassados pelo regime militar, retornando à política após a anistia, elegendo-se deputado estadual em 1982, pelo PDT. Em 1986, Kurtz, foi eleito para o segundo mandato. Ele presidiu a Assembleia Legislativa por dois mandatos, em 1984 e 1993, atuando, no segundo período, durante o governo de Alceu Collares (PDT).

Desembargador federal aposentado, Kurtz também foi deputado federal pelo PDT. No governo de Olívio Dutra (PT), foi secretário do Mercosul. Em 1996, Kurtz foi candidato a prefeito de Santa Maria pela segunda vez (havia concorrido em 1988 pelo PDT), em uma coligação com o PT (seu vice era o atual deputado federal Paulo Pimenta – PT).

Na época, a aproximação dividiu petistas e pedetistas na cidade. Um grupo de pedetistas gaúchos deixou o PDT e foi para o PT. Renan Kurtz foi um deles. No primeiro governo petista em Santa Maria, em 2001, Renan Kurtz foi secretário de município do, então, prefeito e hoje deputado estadual Valdeci Oliveira.

Mais tarde, afastado de cargos políticos, Renan fundou uma ONG em Santa Maria, a OCA Brasil, dedicada a crianças de periferia.

“Perdemos um grande cidadão, um exemplo de ética na política. Um devoto à cidade de Santa Maria, que perde um grande homem. Fica o nosso reconhecimnento e o mais sincero sentimento de pesar a sua família”, disse Farret.

O velório ocorreu durante toda a quinta-feira, no Salão Nobre da SUCV, no Centro de Santa Maria. As cerimônias fúnebres não ocorreram no Plenário do Legislativo Municipal, onde aconteceu uma sessão que não pôde ser adiada por força do Regimento Interno.

Ele deixou cinco filhos e a esposa Raquel Bernardes Kurtz.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo