RegiãoSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Santa Maria tem menos da metade do efetivo necessário de brigadianos para o policiamento

Efetivo pra lá de insuficiente. Em Santa Maria e na maior parte dos municípios da região
Efetivo pra lá de insuficiente. Em Santa Maria e na maior parte dos municípios da região

Se há um setor carente de recursos humanos e financeiros, nas políticas públicas gaúchas, este é o da segurança. Aliás, é preciso saudar os que vão para a rua para o policiamento ostensivo. Afinal, eles são menos da metade do previsto (e necessário), conforme dados da própria Brigada Militar.

Isso está bastante claro em material pra lá de elucidativo, disponível na versão online da Rádio Gaúcha Santa Maria, como você pode conferir na reportagem assinada por João Pedro Lamas, e que trata também de outras comunas da região. A foto é de Reprodução. A seguir:

75% dos municípios da Região Central têm menos da metade do efetivo policial necessário

Dados divulgados pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CPRO) aponta que 22 dos 29 municípios (75%) da Região Central têm menos da metade do efetivo policial necessário. Além disso, a Região Central tem um déficit de 53% no efetivo policial. Deveriam 1.328 quando há 617. Faltam 711. Há falta também de viaturas. Deveriam estar em uso 109, mas há 62.

O coronel Worney Dellani Mendonça, comandante da Brigada Militar (BM) no Centro do Estado, afirma que reconhece o problema. Por essa razão, ao longo do ano, operações foram planejadas e postas em prática com o objetivo otimizar o desempenho dos policiais disponíveis. Inclusive em conjunto com a Polícia Civil.

“Em razão desse déficit, que é histórico na Brigada Militar, nós temos de nos debruçar no planejamento para dar um melhor atendimento”, diz.

Ele explica também a importância das Patrulhas Intermunicipais (Patrim). Devido à falta de efetivo, por exemplo, em Faxinal do Soturno, Nova Palma, Ivorá e São João do Polêsine, os policiais são divididos em escalas e são responsáveis por patrulhar todas as cidades. O problema é que dois policiais acabam ficando responsáveis por até quatro cidades em certos dias.

O Comando Geral da BM não sinaliza com a vinda de mais policiais militares para a Região Central.

Falta de segurança
Entre janeiro e novembro de 2015, a BM registrou aumento de cerca de 30% no número de casos de roubos a pedestre. A comparação é feita com o mesmo período do ano passado.

Foram 112 casos de roubos em residências em 2014, entre janeiro e novembro, e 149 de janeiro de 2015 até dia nove deste mês. No mesmo período, subiu de 1.082 para 1.352 o número de roubos a pedestres.

A Região Central registrou aumento também no número de homicídios (de 56 para 61) e casos de abigeato (de 833 para 933). Houve queda no número de sequestros (12 para 4), roubos a estabelecimentos comerciais (238 para 232), a transporte público (58 para 41), veículos (45 para 25) e furto e arrombamento de residências. (2.064 para 1.897)…”

EFETIVO EM NÚMEROS

Brigada efetivo

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo