Artigos

Seja bem-vindo, David! – por Márcio Grings

marcio

#

Na próxima semana David Gilmour toca em Porto Alegre. A primeira passagem do guitarrista do Pink Floyd pelo Brasil começa oficialmente nesta sexta-feira (11), no Allianz Parque, em São Paulo. Sábado ele retorna ao mesmo palco, na segunda (14) é a vez de Curitiba, e na quarta-feira (16), Gilmour toca na Arena do Grêmio, na capital gaúcha.

Em sua primeira entrevista no país, quando perguntado por um repórter sobre o que ele ainda espera de sua vida, ele respondeu:

“Continuar fazendo música de qualidade”.

E seu discurso corresponde ao atual momento da carreira. O músico inglês acaba de lançar “Rattle That Lock”, disco que entrou na minha lista dos melhores de 2015. De certa forma, o álbum preenche a lacuna deixada pela ausência do grupo que o tornou um dos gigantes do rock. Como voz e guitarra de uma das bandas mais amadas de todos os tempos, canções como “Faces of Stone”, “In Any Tongue”, “Beauty” e “And Then”, nos recolocam no universo de trabalhos como “The Division Bell” e “The Endless River”, epílogos da fase sem Roger Waters. O clima jazzy de “The Girl In The Yellow Dress” é uma das boas surpresas, e a faixa título é puro Gilmour solo. “Dancing Right In Front Of Me” é pop de alta qualidade, no entanto, nada supera a beleza gélida da melancólica “A Boat Lies Waiting”. Para nossa sorte, alguns desses novos temas estão no setlist.

E é justamente a turnê de divulgação desse conjunto de canções que coloca frente aos nossos olhos e ouvidos. E os números do atual tour são impressionantes. São 10 contêineres (8 só de equipamentos de luz e efeitos especiais) e na equipe técnica/produção são 400 pessoas. Promessa de 2h e 1/2 de espetáculo. Na verdade, David utiliza boa parte da estrutura que movimentou as últimas GIGs do Floyd, tanto na parte de equipamentos e até mesmo no entourage que os acompanhava. E para alegria dos milhares de fãs, no repertório temas que fizeram seu nome: “Money”, “Us and Them”, “High Hopes”, “Shine On You Crazy Diamond”, “Time”, Breath” e “Confortably Numb”.

A Arena estará lotada de fãs do Pink Floyd e de David, que assim como eu, tem na banda, no músico e na sua obra, uma das principais fontes de inspiração e trilha sonora constante dos dias, noites, anos e décadas dessa breve existência de cada um de nós pelo planeta. Certamente sua música, e que música, empresta um pouco mais de significância a nossos espíritos terrenos. Seja bem-vindo, David Gimour! Já estamos ansiosos por esse encontro. Uma estranha sensação paira nos meus pensamentos… Como se eu estivesse indo ao encontro de um parente distante, sempre presente na minha vida.

Aos leitores, no player abaixo David Gilmour ao vivo no Koko, em Londres (em outubro passado). “Astronomy Domine”, “In Any Tongue”, “Wish You Were Here” e Rattle That Lock”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo