LUNETA ELETRÔNICA. CPI da Kiss, Valdeci, moções, Pozzobom, Dilma e Lula com PT, mais professores…
* Se depender do vereador Werner Rempel, do PPL, a CPI da Câmara que tratará da tragédia da Kiss será criada já nesta quinta-feira.
* Em declarações PUBLICADAS no sítio da Sedufsm na internet, o parlamentar disse que o requerimento está pronto e a coleta de assinaturas sendo feita. Para nascer, a CPI precisa do apoio de sete dos 21 edis.
* A justificativa aposta ao requerimento é a necessidade de apurar “possíveis irregularidades em ações ou omissões dos poderes públicos que podem ter contribuído para a tragédia”.
* Uma forte indisposição física levou o deputado Valdeci Oliveira (PT) a cancelar todas as suas atividades na Assembleia Legislativa até a manhã desta quarta-feira.
* Valdeci chegou a ir ao parlamento, na manhã passada, mas não se sentiu bem e foi medicado e encaminhado para repouso, pelos profissionais do Departamento de Saúde da Assembleia.
* Desta forma, o parlamentar não participou, no final da tarde desta terça, da primeira reunião da Comissão Especial que vai revisar a legislação de prevenção contra incêndios no Estado.
* O petista retoma as atividades na tarde desta quarta e vai à reunião inicial da Comissão de Representação Externa que acompanha as investigações sobre incêndio na boate Kiss.
* A propósito da tragédia, quem também pretende acompanhar os trabalhos das autoridades são os sindicalistas. Pelo menos a central Conlutas (que em Santa Maria tem a Sedufsm como principal afiliada) está convocando reunião para isso.
* Os convidados são sindicatos e movimentos sociais. O encontro acontece às 5 da tarde desta quarta, na sede da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, na rua André Marques.
* Na sessão ordinária desta terça-feira, a Assembleia gaúcha apreciou, votou e aprovou quatro das 11 MATÉRIAS que estavam aptas à atenção dos deputados.
* Também nesta terça, no parlamento, houve reunião da Comissão de Constituição e Justiça, que conta, entre seus integrantes, novamente, o santa-mariense Jorge Pozzobom.

* O tucano, no retorno à CCJ, em que esteve no primeiro de seu mandato, em 2011, assumiu a relatoria de três projetos de lei, entre os quais um que fixa o subsídio mensal dos integrantes do Ministério Público gaúcho.
* Em 2011, quando era titular da Comissão emitiu 96 pareceres. “Com certeza, estar de volta a essa Comissão juridica me faz sentir em casa”, diz Pozzobom, que é também advogado.
* Enquanto isso, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a terça-feira foi dia de reunião da Comissão Representativa – de vez que o parlamento ainda está em recess.
* Na REUNIÃO, afora discursos focalizando fundamentalmente a tragédia da boate Kiss, os 14 edis presentes aprovaram também um punhado de requerimentos.
* Um deles, muito importante: pedindo que a Câmara approve, na sessão ordinária do dia 26 (a primeira do ano), Comissão Especial para aperfeiçoar a legislaão de prevenção de incêndios.
* E os outros? Afora inserções de artigos e notícias nos anais da casa, foram aprovados também, ora veja a novidade, pelo menos três para envio de moções de congratulações.
* Todas tendo como autor um novato, o Doutor Tavores (DEM). O pessoal aprende rápido, cá entre nós. Se bem que pode haver outrs, porque vários requerimentos não tiveram o conteúdo revelado no material divulgado pela Câmara.
* O ex, Luiz Inácio Lula da Silva, e a atual Presidente da República, Dilma Rousseff, são as grandes estrelas da festa que os petistas preparam para esta sexta, em São Paulo.
* Vão comemorar os 10 anos de governo do PT, além de festejar os 33 anos da agremiação – completados em 10 de fevereiro. Também foram convidados presidentes de outras siglas, entre eles Eduardo Campos (PSB) e Valdir Raupp (PMDB).
* A secretaria estadual de Educação promove, nesta quarta e quinta, a última chamada do mutirão de nomeação dos professores aprovados no concurso do magistério de 2012.
* O ato, na Escola Parobé, em Porto Alegre, deve ter a presença dos 26 chamados da área de abrangência 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Maria.
O Dep. Pozzobon, na CCJ, é outra piada esse tem que ir para a geladeira, e quanto ao vereador Jorgão e Fort, se eles pudesse trocavam de partido cada vez que trocar o prefeito, se o partido não for o mesmo, no bom portugues são dois sabonetes.
Há comentários nas redes sociais de que os vereadores Fort e Jorjão estariam indecisos quanto a assinar o pedido de CPI. Será?
Sete é o número de assinatura necessárias para a instalação de CPI. Se esta CPI não for instalada depois de toda esta tragédia a Câmara de Vereadores pode excluir do Regimento Interno a possibilidade de CPI’s.
Nada será tão relevante para Santa Maria do que esclarecer profundamente os problemas relacionados a agentes públicos que resultaram em 239 mortes e mais de uma centena de feridos. CPI já!