Arquivo

Do Dantro Guevedo. Internauta escreve o que ele denomina de “Manifesto dos Pampas”

Recebi, e passo a divulgar, artigo enviado pelo bacharel em Ciências Sociais e pós-graduando em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, Dantro Guevedo. Confira:

 

“Perdeu a Graça. Ou Manifesto dos Pampas

 

Deixou de ser engraçado fazer ou escutar aquelas piadinhas sobre “O Novo Jeito de Governar”. O caso é sério, o Estado do Rio Grande do Sul está em profunda crise política, e pior do que isso, está em mãos erradas. Dia após dia surgem manifestações sociais e sinais de descontentamento da população, mas até aí tudo bem, pois o povo nunca está satisfeito.

 

Porém, o Gabinete do Piratini está cada vez mais isolado do mundo. Não bastassem os atritos com o secretariado – sempre tencionados por um ambiente de insustentável leveza – temos também os distanciamentos e o desagregar das relações com os partidos da “pseudo-base aliada” – que o digam os democratas e o PDT – agora até o Vice-governador é dispensável. É uma pedra no sapato da governabilidade. Pelo jeito, ela é quem está certa, errada está a Bíblia.

 

O que será de nós gaúchos nas mãos desta bandeirante? Ainda nem tinha sentado no troninho e já estava costurando alianças para aprovar suas idéias revolucionárias, de cortes, diminuição de investimentos e aumento de impostos. Isso sem falar que alguns de seus principais secretários de Estado, que caíram antes mesmo de assumir, com destaque para Berfran Rosado, o quase Secretário de Coordenação e Planejamento, um marujo que não temia pelo “fato do barco estar furado”, mas tão somente pelos devaneios da capitã.

 

A saúde está um desastre, sofre um verdadeiro descaso. O antecessor ao menos prometia que iria ter um posto de saúde em intervalos de um em um quilômetro, agora nem isso. Ela nem fala sobre o tema para não se desgastar. Nomeou um secretário que já foi batizado na região de Santa Maria (RS) como “Osmar Guerra”. Uma pessoa que por onde passa arranja desafetos. Um Secretário de Saúde totalmente enrolado em sua própria demagogia, que não consegue dar uma resposta definitiva para “o caso” da Casa de Saúde, com 150 leitos fechados por falta de recursos estaduais. E quem mais uma vez paga o pato é a população carente, que está morrendo nas macas dos postos de saúde municipais.

 

Semana passada, em Bento Gonçalves (RS), aconteceu mais uma manifestação popular para reclamar das políticas de educação. Coitados dos prefeitos que há poucos dias participaram da “Marcha em Brasília” para se queixarem da falta de dinheiro, e que agora são forçados a levar o Estado nas costas. Nem a FAMURS conseguiu evitar o pior: nossas crianças terão de se conformar com quase metade do valor necessário para os repasses do transporte escolar, e com a tradicional falta de giz e de professores nas salas de aula.

 

Mas foi quando ouvi rumores sobre a privatização do BANRISUL, que “me caíram os butiás do bolso”! Já não bastassem o arrocho no salário dos funcionários públicos, e a pressão sobre os policiais da Brigada Militar – obrigados a encher os cofres do Estado – provocando uma histeria em toda a sociedade, criando uma falsa sensação de segurança, em função das infinitas blitz.

 

É preciso ressaltar, no entanto, que o ser humano é capaz de se adaptar aos ambientes mais hostis, mas não suporta tamanha adversidade. Exemplo disso foi o Secretário da Justiça e da Segurança, Enio Bacci, que também sucumbiu frente à “guilhotina do sul”. Tchê, ninguém mais suporta tamanha pressão. Será que teremos todos de passar para o outro lado do Rio Uruguai, e a deixar ficar sozinha por aqui? Cruz credo… ou melhor, Crusius credo!

 

Gaúchos avante. Precisamos dar um jeito em tudo isso.

 

(a) Dantro Guevedo”

dantroguevedo@yahoo.com.br

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo