Arquivo

Petismo. Tatto vai ganhar fácil o segundo turno em Santa Maria. Já no restante do País…

Ricardo Berzoini, atual presidente, e Jilmar Tatto, o desafiante. Ambos deputados federais por São Paulo. São eles que concorrem, dia 16, para saber quem vai presidir o Partido dos Trabalhadores. Berzoini, que ocupa o cargo hoje, fez 43,42% dos votos – insuficiente para garantir a vitória na rodada inicial. Tatto alcançou 20,25% dos votos e disputou a segunda vaga com José Eduardo Cardozo, igualmente paulista, e que fez 1,23% menos.

 

Berzoini é o favorito. Quanto mais não seja por uma questão numérica, aritmética. Considerando que vote o mesmo número de petista, e foi uma multidão deles (quase 326 mil), precisará acrescentar apenas 7%, ou até menos, à sua cesta de apoios. Já Tatto terá que se esforçar bem mais. Além de convencer os outros concorrentes derrotados a apóia-lo, ainda terá que obter quase 30% de votos adicionais. Difícil, muito difícil.

 

No entanto, se a eleição fosse em Santa Maria, não há dúvida: o candidato que, aqui, foi apoiado pelo grupo de Fabiano Pereira, venceria com bastante facilidade. Nem precisaria, mas, aos 537 votos feitos, somará a maior parte dos 369 que, na rodada inicial, apoiaram José Eduardo Cardozo, chancelado, aqui, por Paulo Pimenta.  Enquanto isso, Berzoini poucos além obterá, mais que os 244 do primeiro turno, ele que foi apoiado por Valdeci Oliveira, Ação Democrática e Unidade na Luta.

 

Resumindo: se a decisão coubesse aos petistas de Santa Maria, Jilmar Tatto poderia mandar confeccionar o terno da posse. Mas não é. Por isso, Berzoini é favorito para continuar comandando o PT Nacional.

 

E em Santa Maria, perguntará você, quem vence o segundo turno. Não sei. Mas entendo que, se tivesse que apontar quem tem mais chance, hoje, ainda seria Alexandre Bento, que só não será apoiado por Fabiano Pereira (das maiores lideranças) e três dos quatro vereadores da bancada. No entanto, essa era a expectativa para o primeiro turno. E faltaram, a ele, dois votos. Logo, por que Dionizio Kuchinski, classificado para a rodada final, não poderá suplantar o oponente? Inclusive porque, ao contrário do pleito nacional, aqui a diferença é bem pequenininha. Não passa de 50, 60 votos. Então…

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Números finais mostram que mais de 326 mil petistas participaram do PED 2007”, divulgada pela página oficial do PT na internet. Nela você fica sabendo quantos votos foram feitos por todos os sete candidatos à presidência nacional da sigla.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo