Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta sexta, o polêmico decreto de Sartori e a exoneração da primeira-dama do Estado

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta-feira, 15 de janeiro, no jornal A Razão. Nesta edição, a coluna foi produzida pela interina Joyce Noronha.

Ah! O malfadado decreto do Sartori

Depois que o governador José Ivo Sartori assinou, na quarta-feira, decreto que veda por seis meses a contratação e nomeação de novos servidores para cargos efetivos, as opiniões dividiram-se por todo o Rio Grande do Sul. Ontem, o deputado Valdeci Oliveira, que é da oposição, questionou no Twitter: como Sartori assina documento de contenção de gastos, mas autoriza viagem de um secretário para o exterior? “Não sou contra missões internacionais de governos, mas não no momento que se publica decreto proibindo nomeação de policial e professor”, defendeu o petista.

Valdeci se refere à viagem de Vieira da Cunha, titular de Educação, para Inglaterra e Estados Unidos. Porém, ainda ontem, a assessoria da pasta divulgou que o secretário desistiu de embarcar para terras britânicas, mas mantém agenda para a América do Norte. Uma cota da viagem é custeada pelo Estado. O motivo da viagem é a participação em um encontro que debate a preparação de estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho.

ELE TENTA
O deputado Jorge Pozzobom relembrou, ontem, no Facebook, a conquista do reajuste parcelado dos servidores da Segurança Pública. O tucano sempre diz que tem uma boa relação com os funcionários da categoria, mas o ano passado não foi muito bom entre servidores da Segurança e o governo Sartori. Será que Pozzobom quer uma reaproximação com a categoria?

ALTO DÉFICIT
Enquanto o parlamentar relembrava o aumento salarial dos servidores da Segurança Pública, a ABAMF – que representa cabos e soldados da Brigada Militar – e sindicatos da categoria apresentaram estudo para dizer que o déficit na área de atuação é 44%. Ou seja, mais 24 mil pessoas deveriam trabalhar nas ruas. No entanto, somente 31,4 mil servidores estão atuando.

DEMOROU, MAS FOI
Claudemir Pereira já sabia da saída de Lenir Pires da Rosa da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Tanto que, em 20 de julho do ano passado, aqui na coluna, falou sobre o assunto. Na ocasião, Lenir não confirmou seu pedido de demissão, mas também não negou. Afinal, ela estava de titular do órgão há apenas quatro meses. Pois, quarta Lenir confirmou a saída e ontem assinou a exoneração.

A SARTORI EXONERADA
O governador exonerou a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, também conhecida como a primeira-dama do Estado. Sim, ela é esposa d’O Sartori. A exoneração é necessária para que Maria Helena, que é deputada eleita, possa pedir afastamento da Assembleia. Para quê? Para viajar 15 dias com a família, em férias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo