DestaqueSanta Maria

CIDADE. Através de Valdeci Oliveira, Assembleia presta homenagem a Santa Maria, pelos 165 anos

Município foi o tema do Grande Expediente Especial da sessão desta terça, 16

Com a presença de autoridades santa-marienses, o deputado Valdeci se manifestou na tribuna da Assembleia (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

O Grande Expediente Especial da sessão plenária nesta terça-feira (16), foi realizado em homenagem aos 165 anos da emancipação político-administrativa do Município de Santa Maria, por iniciativa do deputado Valdeci Oliveira (PT).

Em vista da relevância para o município, ele destacou as universidades, o polo ferroviário, o legado dos seus povos desde o início da história, mencionou personalidades de diversas áreas e empreendedores, instituições culturais, características que marcam a vida cotidiana e as artes, além da Feira do Livro e sonhos que acredita serem possíveis de serem realizados. Manifestou que a cidade foi palco de uma das mais belas lutas pelo direito à moradia e, ao final, leu um poema de sua autoria, inspirado em Santa Maria.

“O passado indígena, o passado ferroviário, as lembranças da época da Freguesia de Santa Maria ou da  Capela de Santa Maria e a lenda da Imembuí deram lugar  a um presente marcado pela educação, pela cultura, pelo comércio e pela construção civil pujantes, por um entroncamento militar dos mais destacados do país e pela busca incessante pela inovação e pelo empreendedorismo”, afirmou Valdeci.

A data comemorativa transcorre em 17 de maio e, conforme o parlamentar, foram “165 anos de acolhimento a quem buscou ser acolhido, 165 anos de oportunidades a quem buscou uma chance de ser alguém, 165 anos de ganhos e perdas, de embates e conciliações”. Ele aproveitou a oportunidade para homenagear o Internacional de Santa Maria, o “Interzinho”, que também aniversaria.

O deputado destacou a história de Santa Maria, manifestando a emoção do momento pelo significado da trajetória vivenciada no município. “Espero que me entendam. Para isso peço que levem em conta a distância, não somente a geográfica, mas também a social, a cultural e a psicológica, que separava um guri do interior do interior de Santa Maria das luzes da cidade grande, luzes estas tão fascinantes quanto distantes”, ressaltou, falando da sua trajetória e de Santa Maria, mencionando momentos marcantes.

“Entre as muitas experiências que Santa Maria me proporcionou – seja na vida pessoal, na militância comunitária e sindical e na atuação política – eu tive a honra de estar prefeito no ano do seu sesquicentenário. Antes disso, sublinho: tive a satisfação de ser líder comunitário, líder sindical, vereador e deputado federal”.

Valdeci lembrou do bordão para a comemoração dos 150 anos: “É muito bom viver em Santa Maria.” E acrescentou: “Passados 15 anos do sesquicentenário da cidade, seguimos afirmando que é muito bom morar, estudar, trabalhar, fazer amizades, namorar, casar, empreender, enfim, viver em Santa Maria”.

Sonhos para o futuro

Entre os sonhos para Santa Maria, o deputado mencionou a duplicação da Faixa Nova de Camobi, o avanço do projeto do grande anel viário regional para ligar Santa Maria à Região das Missões e a efetivação dos geoparques da Quarta Colônia e do Raízes de Pedra, “que estão bem encaminhados”.

Universidades

Além da Universidade Federal, Santa Maria tem outras sete instituições de ensino superior, a Universidade Franciscana (UFN), a Ulbra, a Fadisma, a Fisma, a Fapas, a Faculdade Metodista e a Sobresp, de Ciências da Saúde, mencionou Valdeci. “Juntas elas espalham o saber, buscam o conhecimento, formam consciências críticas, estimulam o pensamento analítico, formulam, questionam, propõem”, enalteceu o deputado. E com o Hospital Universitário, a Casa de Saúde e o Regional, Santa Maria é referência em saúde pública para mais de um milhão de gaúchos e gaúchas da Região Central do estado, acrescentou o parlamentar.

Destaques da cidade

Na homenagem, o deputado ressaltou que Santa Maria é a terra do Teatro e do Museu 13 de Maio, do Guarany Atlântico e da Sentinela Alada do Pampa, como é identificada a Base Aérea de Santa Maria. “É a Terra da maior Romaria do Rio Grande do Sul, a Romaria da Nossa Senhora Medianeira; é terra de igrejas católicas e evangélicas, de terreiros de matriz africana, é uma terra ecumênica desde muito tempo”.

Esportes e Artes

Além do Interzinho e do Riograndense, Valdeci destacou que Santa Maria é a cidade do Corintians Atlético Clube, uma referência histórica no basquete. “Por adoção, Santa Maria é a terra da judoca Maria Portela, dos irmãos canoístas Gilvan e Givago Ribeiro, é terra dos projetos Mãos Dadas, de judô, e Canoagem na Escola”, citou o parlamentar. “É a terra que acolheu o também estrangeiro, entre aspas, Iberê Camargo e também é o berço, que repito, seja de forma oficial ou por adoção, de ícones da cultura, das artes, da ciência e da comunicação como Felipe D´Oliveira, João Belém, João Daudt Filho, Prado Veppo, Antonio Isaia, do meu saudoso amigo Humberto Gabbi Zanatta, do jornalista Marcelo Canelas, Orlando Fonseca, Vitor Biazoli e o Birata”, enumerou.

“Santa Maria foi o grande palco de uma lenda chamada Edmundo Cardoso, artista e entusiasta do teatro e do cinema, cuja escola, aquela que venera e enobrece a arte audiovisual, gerou outro cineasta, Luiz Alberto Cassol, cujo mais recente trabalho, o documentário O Complô, foi, até este momento, cinco vezes premiado em competições internacionais”, prosseguiu o deputado, que mencionou diversos ícones da cultura. Ele também relacionou líderes políticos de expressão estadual e nacional, e citou “mulheres de luta” e influentes no município.

Boate Kiss

Referente à tragédia do incêndio da Boate Kiss, disse: “Para além das suas qualidades, Santa Maria é a terra da resistência à dor e à tragédia de pais e mães, que deram ao país e ao mundo um dos maiores exemplos de determinação e garra pela busca de Justiça, de apoio mútuo, de determinação para que não esqueçamos nunca e não repitamos jamais”.

Vida cotidiana

“Santa Maria é a terra do Tecnoparque, da Incubadora Tecnológica da UFSM e do pensar o desenvolvimento sustentável; é a terra dos melhores galetos, do melhor Xis salada, é a terra da Vila Belga (que completou 116 anos recentemente), do Brique da Belga, do Distrito Criativo e do Distrito Vivo. É a terra onde Acampamento é nome de rua e Bombril de auditório”, disse Valdeci.

“É a terra de homens, de jovens e crianças, de pessoas de todas as idades, de diferentes culturas e etnias, de diferentes credos e posição social, que com sua parcela de doação e luta, construíram e a constroem todos os dias. E o fazem a partir do esforço anônimo sem esperar louvores ou monumentos em praça pública”. E finalizou: “Por tudo o que falei até aqui, Santa Maria é uma cidade de grande passado, mas também é uma cidade que exala sonhos e projeções de um futuro melhor para quem lá habita, para quem lá estuda, para quem lá trabalha”.  

Apartes e presenças

Em parte falaram Luiz Fernando Mainardi (PT), Luciana Genro (PSol), Thiago Duarte (União), Joel Wilhelm (PP), Gerson Burmann (PDT), Delegada Nadine (PSDB), Sérgio Peres (Republicanos), Rodrigo Lorenzoni (PL), Elizandro Sabino (PTB) e Elton Weber (PSB). Em nome da Mesa Diretora, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), se somou à homenagem.

Participaram o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; o desembargador, Sérgio Miguel Achutti Blattes, que representou o Tribunal de Justiça do Estado; o presidente da Câmara de Santa Maria, vereador Givago Ribeiro; o reitor da Universidade Luterana do Brasil, Dr. Thomas Heimann; o diretor da unidade em Santa Maria, Dr. Mauro Luiz Cervi; a professora Janilse Fernandes Nunes, diretora de Ensino da Universidade Franciscana; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal RS, inspetor Anderson Nunes dos Santos; o comandante do CRPO Central, coronel Cleberson Braida Basttianello; o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria, Ademir José da Costa, entre outros.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo