TRABALHO. Mesmo com todas as restrições, quase 95 mil vagas em disputa via concurso público em 2016

TRABALHO. Mesmo com todas as restrições, quase 95 mil vagas em disputa via concurso público em 2016 - concurso

Estudar para fazer concurso público. Uma atividade em alta, vide cursinhos específicos aqui mesmo

Não faltam restrições, especialmente as orçamentárias. Ainda assim o, digamos, “mercado” de concursos públicos é expressivo em 2016. Vale conferir, a respeito, material publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo, que inclusive traz o acesso a editais já abertos no país. A reportagem é de Pâmela Kometani, com foto de Reprodução. A seguir:

Concursos previstos para 2016 devem oferecer 94,9 mil vagas no país

…Os candidatos que estão em busca de uma uma vaga em um concurso público em 2016 terão pela frente um ano movimentado, mesmo com a proposta de suspensão dos concursos pelo governo federal. O número de vagas previstas em órgãos de níveis federal e estadual, além de capitais, chega a 94,9 mil, segundo levantamento feito pelo G1*.

Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 600 vagas de níveis médio e superior é o mais esperado para 2016. O edital foi divulgado no dia 28.
No âmbito federal, também estão previstas as seleções da Eletrobras Eletronuclear e daFundação Nacional do Índio (Funai). Cerca de 82 mil temporárias estão previstas para a realização do Censo Agropecuário 2016 do IBGE.

Como em 2016 haverá eleições municipais, a Lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. A restrição se refere à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito municipal. Caso a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já seleções federais e estaduais ocorrem sem restrições…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E ACESSAR ATÉ OS EDITAIS, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *