AssembleiaPartidosPolítica

ASSEMBLEIA. Acordo anterior ao início da Legislatura faz Silvana Covatti/PP presidir o parlamento neste ano

Silvana Covatti foi indicada pelo PP e passa a presidir o parlamento do Rio Grande do Sul
Silvana Covatti foi indicada pelo PP e passa a presidir o parlamento do Rio Grande do Sul

Diferentemente, por exemplo, da Câmara de Vereadores, a Assembleia tem larga tradição de acordo entre os partidos para evitar a disputa pela direção do parlamento gaucho. Não foi diferente agora. O Legislativo terá quatro presidentes, um a cada ano, distribuídos entre as siglas mais representativas em termos de voto. Os outros cargos também foram definidos – isso ainda antes da posse, em janeiro de 2015 -, permitindo que todas as agremiações com parlamentares influenciem na administração, conforme o seu tamanho.

Assim é que PMDB, PP, PT e PDT devem comandar a Assembleia gaúcha. Termina nesta quarta o mandato do peemedebista Edson Brum e começa o da pepista Silvana Covatti, escolhida por seu próprio partido. E a eleição e posse acontecem à tarde, como você confere no material produzido e distribuído pela Agência de Notícias do parlamento. O texto é de Celso Luiz Bender, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

MESA DIRETORA 2016-2017 – Definida programação da cerimônia de posse da deputada Silvana Covatti como presidente da AL 

A deputada Silvana Covatti (PP) assume como presidente do Parlamento rio-grandense no dia 3 de fevereiro, quarta-feira, quando acontece a Sessão Solene de eleição e posse da Mesa Diretora para o período 2016/2017 da 54ª Legislatura. Na oportunidade, igualmente serão empossados os demais deputados que farão parte do colegiado diretivo da Assembleia Legislativa.

A cerimônia está marcada para as 14h, no Plenário 20 de Setembro. Conforme a programação, elaborada pelo cerimonial do Palácio Farroupilha, às 13h acontece a recepção às principais autoridades e familiares, na sala da presidência, no segundo andar, por parte do presidente Edson Brum (PMDB) e deputada Silvana Covatti. Os demais convidados serão encaminhados ao plenário. Quando este alcançar ocupação máxima, será utilizado o Teatro Dante Barone, onde convidados poderão acompanhar o evento em um telão.

Às 13h50, familiares e autoridades serão deslocadas ao Plenário 20 de Setembro. A deputada Silvana Covatti ocupará cadeira junto à bancada do PP. Na sequência, a sessão será aberta pelo atual presidente, Edson Brum, que convidará a todos a ouvirem, em pé, o Hino Nacional. A seguir, haverá a leitura do Termo de Renúncia por parte do deputado Edson Brum, uma vez que o Regimento Interno da Casa prevê um período mínimo de dois anos de mandato no exercício da presidência. Por acordo entre bancadas, ficou definido que cada presidente ficará um ano à frente do Poder Legislativo nesta legislatura, como ocorreu em idênticas situações anteriores.

De imediato, o deputado Edson Brum apresentará os nomes que comporão a chapa pretendente à Mesa Diretora, de acordo com as sugestões das bancadas com assento no Legislativo. Após a eleição, acontece a declaração do resultado. Conhecidos os nomes, o deputado Edson Brum fará seu pronunciamento de despedida. Na sequência, lida a ata de transmissão de cargo de presidente acontece a assinatura, por parte do presidente que sai e da presidente que assume.

Devidamente eleita, e empossada, a deputada Silvana Covatti assume a direção dos trabalhos e, imediatamente, manifesta-se em pronunciamento da tribuna. Após, será executado o Hino Rio-grandense e, ato contínuo, a sessão será encerrada. A presidente eleita atenderá à imprensa no Salão Júlio de Castilhos, em entrevista coletiva. Depois, desloca-se ao Vestíbulo Nobre, onde receberá os cumprimentos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo