PolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

CIDADE. Especulação sobre Schirmer no TCE leva familiares da Kiss a se manifestar. Prefeito emite nota

As especulações em torno de uma eventual indicação do prefeito Cezar Schirmer, pelo governador José Ivo Sartori, para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), provocaram manifestação forte da Associação dos Familiares das Vítimas da Kiss – que criticaram a possibilidade.

A respeito, uma nota da AVTSM foi divulgada no final da manhã passada, assinada por seu presidente Sérgio Silva. Ainda nesta segunda, o prefeito também se manifestou oficialmente sobre a situação. A seguir, você tem as duas notas, na íntegra. Acompanhe:

Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria

kiss selo associação“A Associação de Familiares das Vítimas e Sobreviventes de Santa Maria (AVTSM) vem a público posicionar-se sobre matérias vinculadas na imprensa. Zero Hora 15 de fevereiro de 2016. Notícias Políticas pagina 12 – jornalista Fábio Schaffner- Especial: “Favoritos para TCE”.

O Mundo está ciente do que ocorreu em Santa Maria no ano de 2013 e que ainda hoje está envolto em um processo que evidencias apontam negligências e omissões de entes públicos. A possibilidade do prefeito de Santa Maria assumir a vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas mostra a inversão de valores e o desrespeito quanto a esse episódio ainda longe de se conhecer os responsáveis públicos. Na tragédia de Santa Maria, o Executivo a maior entidade da cidade nunca assumiu qualquer responsabilidade sobre a fiscalização da boate Kiss. Omitiu-se nesses três anos após a tragédia na apuração interna das falhas de seus subordinados e nunca fez uma sindicância para retirar qualquer duvida sobre sua administração o que torna a sensação de impunidade mais evidente. Uma diferença nítida com outros dirigentes que com um mínimo de moralidade assumem seus papeis perante suas responsabilidades públicas.

Os critérios em qualquer cargo indicado devem primar pela moralidade, responsabilidade, competência e isenção, pois o quesito amizade publicado em vários jornais locais não pode prevalecer, por tratar-se da coisa pública e o Estado do Rio Grande do Sul não pertence a nenhuma sigla partidária, portanto as nomeações precisam ser ilibadas.

Antes da tragédia o prefeito teve várias chances de demonstrar eficiência e determinação a seus subordinados desde 2009. Em nenhuma das vezes adotou ou determinou ações mesmo com os diversos registros de denúncias. No seu depoimento à Polícia Civil disse desconhecer qualquer documento e que “ouviu falar” do ofício de 2011 se isentando de qualquer responsabilidade. Esse ofício de 2011 vindo do MP de Santa Maria foi a ele diretamente encaminhado. Descreve a situação irregular da boate contendo o laudo que apontava o risco de vida aos frequentadores. Nada fez antes e nem depois. Em um caso tão grave de danos irreparáveis à vida se exige que entes públicos assumam suas responsabilidades perante a população e que o exemplo da moralidade na administração pública seja o critério maior no processo de escolha. Atenciosamente Associação dos Familiares de Vitimas da Tragédia de Santa Maria.

Santa Maria, RS, 22 de Fevereiro de 2016.

Sergio Silva – Presidente da AVTSM”

Manifestação do Prefeito Municipal, Cezar Schirmer

Kiss schirmer“Relativamente ao assunto Tribunal de Contas do Estado (TCE), reitero que não falarei sobre o assunto, que é de exclusiva competência do governador do Rio Grande do Sul.

Relativamente a nota da Associação dos Familiares de Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), compreendo e respeito a manifestação de quem encarna o sofrimento, a dor, a angustia de tantas famílias, decorrentes da tragédia de 27 de janeiro de 2013.

Fiel a posição que adotei desde os primeiros momentos, tenho mantido uma postura avessa a polêmica, ao conflito e ao acirramento de ânimos,com quem quer que seja, em uma cidade ainda traumatizada, na convicção de que ao prefeito cabe esta missão, que se impõe pela necessidade de superação e construção de um futuro de paz, harmonia, equilíbrio e serenidade para todos, em Santa Maria.

Relativamente aos procedimentos judiciais, cabe à Justiça, de forma isenta, não partidária e nem política, sem pré-julgamento, qualificada e competentemente, decidir as responsabilidades de quem as tiver, no tempo próprio.

Cezar Augusto Schirmer

Prefeito Municipal de Santa Maria”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O perfeito foi célere na sua defesa.Mas qdo as pessoas mais esperavam outro tipo de resposta à tragedia ele calou-se."Não vou pagar caixão para ricos"?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo