AssembleiaEstadoPartidosPolítica

ESTADO. Esquenta a disputa por vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas. E PMDB e PDT medem forças

Esse é o local de trabalho dos conselheiros do Tribunal de Contas. E há vários interessados
Esse é o local de trabalho dos conselheiros do Tribunal de Contas. E há vários interessados

A bem da verdade, inclusive porque o próprio Cezar Schirmer se recusa a tratar do tema, o nome do prefeito de Santa Maria é recorrente, quando o assunto é vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele é citado, por não poucos, como o preferido do governador José Ivo Sartori, dono do poder de indicar o nome. Este, porém, terá que ser referendado pela Assembleia Legislativa.

É exatamente no parlamento o palco da grande disputa, acelerada após a criação da vaga, com a morte de Adroaldo Loureiro, há três semanas. Neste momento, quem está na briga são o PMDB e o PDT. O primeiro fechou questão nesta quinta-feira, como conta material originalmente publicado no jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Francisco Queiroz Filho (Divulgação/TCE). Acompanhe:

Bancada do PMDB na AL abre apoio a Postal para o TCE

…O Líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa (AL), Gabriel Souza, confirmou na tarde desta quinta-feira para A Razão, que os oito deputados estaduais da sigla oficializaram apoio ao nome do líder do governo na AL, Alexandre Postal, para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul (RS). Segundo o deputado Gabriel, o apoio já foi manifestado, oficialmente, ao governador José Ivo Sartori (PMDB), a quem cabe a indicação de quem irá substituir a vaga aberta com a morte do conselheiro e ex-deputado estadual Adroaldo Loureiro (PDT).

“A bancada tem a opinião de que Postal possui o perfil adequado para assumir a vaga. É um líder de governo com atuação destacada, com uma performance positiva na defesa dos interesses do governo num momento difícil. Não avaliamos o nome de ninguém, somente indicamos aquele que entendemos reúne as condições, o perfil e a experiência necessários para assumir o cargo que está vago”, justificou Gabriel Souza, que não quis comentar se o nome do prefeito Cezar Schirmer, também cotado para a vaga, foi avaliado. Schirmer, nesta quarta-feira esteve no TCE para tratar de assuntos relacionados às finanças do Município, também não quis comentar a posição da bancada do PMDB na AL.

Em visita institucional a Sartori nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, o presidente do TCE, Marco Peixoto, entregou documento oficializando a vacância do cargo de conselheiro que foi aberta após a morte de Adroaldo Loureiro. A partir de agora, Sartori tem a prerrogativa de anunciar a indicação para a vaga. Porém, o governador não possui prazo oficial para apresentar algum nome.

PDT cobra promessa de campanha e indica Burmann

Lideranças de partidos como o PDT e PMDB já anunciaram interesse por parte de seus quadros na vaga deixada por Adroaldo Loureiro. Pelo partido do governador, o deputado estadual Gilberto Capoani também apresenta disponibilidade pela vaga. Pelo PDT, um documento assinado em outubro de 2014, durante a campanha eleitoral, indicava o nome do atual secretário estadual de Obras, Gerson Burmann, como interessado caso houvesse a abertura de alguma vaga na Corte. O PDT solicitou, para esta sexta-feira, uma reunião com o governador Sartori para tratar do tema.

Segundo o presidente do PDT no Estado, deputado federal Pompeo de Mattos, a indicação do nome de integrante da sigla para oicpuar cargo eventualmente aberto no TCE havia sido acordado durante a discussão do apóio da sigla a Sartori na campanha eleitoral de 2014. O único que havia apontado o interesse, e assim foi acordado na sigla, era o deputado estadual eleito, e atualmente secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann. O secretário, porém, afirmou, via assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar no momento sobre o assunto já que essa é uma discussão interna do partido.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo