Economia SolidáriaEstadoSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Romaria da Terra, movimento nas estradas e o temor ao zika nas Olimpíadas do Rio

POR MAIQUEL ROSAURO

* Tendo como tema “Cuidar da Terra, casa comum”, a 39ª Romaria da Terra será realizada hoje (9), em São Gabriel. A romaria consiste em um espaço de fé, reflexão, oração e de fortalecimento da opção preferencial pelos pobres e pelos que lutam por um pedaço de chão.

sepe tiaraju 3* “As Romarias da Terra, no Rio Grande do Sul, surgem exatamente da inspiração e do modo de viver dos nossos irmãos índios, primeiros habitantes deste chão. Por inspiração divina, a Igreja, com seus profetas, olha o mundo, a realidade, e se vê forçada a iniciar ações mais contundentes a fim de conscientizar as pessoas que perderam a memória das origens”, afirma o frei Wilson Dalagnol, da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

* As três primeiras edições da Romaria da Terra foram celebradas em São Gabriel. A primeira, em 1978, na localidade de Caiboaté, e as duas seguintes, na Vila de Tiaraju. Na edição deste ano, o encontro retorna às suas origens, sendo realizado no local exato do martírio de Sepé Tiaraju: às margens da Sanga da Bica.

* Em 2016, completam-se 260 anos da morte de Sepé Tiaraju e de mais 1,5 mil indígenas que tombaram defendendo sua gente e sua terra das forças invasoras, convictos que estavam de que aquele punhado de chão sagrado lhes havia sido dado como um grande presente por Deus e pelo Arcanjo São Miguel, os únicos que teriam o direito de lhes ‘deserdar’ da terra em que habitavam.

* Já passa dos 3 mil o número de multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas BRs gaúchas entre sexta-feira e domingo. No mesmo período, houve 40 acidentes com feridos nesta malha rodoviária. Ao todo, a PRF registrou, nos três dias, 74 pessoas feridas nas estradas e duas vítimas fatais.

* Conforme levantamento da PRF, foram aplicadas 3006 multas, média superior a 40 multas por hora. Destas, a grande maioria por excesso de velocidade (2028). Dos 2845 testes de bafômetro realizados, 88 motoristas foram flagrados em situação irregular.

* O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, na sigla em inglês) comunicou às federações do país que seus atletas não serão obrigados a competir no Brasil caso tenham temor de contrair o vírus zika. A informação foi divulgada nesta segunda-feira com exclusividade pela agência Reuters.

* De acordo com a reportagem, a mensagem foi passada pelo Usoc durante uma teleconferência com representantes de todas as entidades. Duas pessoas confirmaram a informação a Reuters.

* “As federações foram informadas que ninguém deve ir ao Brasil se não se sentir confortável”, afirmou Donald Anthony, presidente da federação de esgrima, a USA Fencing.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo