MICROCEFALIA. Para jornal gringo, velhos problemas sociais do Brasil são os culpados pela epidemia de zika
POR MAIQUEL ROSAURO
A epidemia de zika que se originou no Brasil tem como consequência décadas de crescimento descontrolado do espaço urbano. É o que aponta o jornal inglês The Guardian, que culpa os problemas sociais pelos casos de zika e microcefalia que têm colocado o mundo em alerta. Confira na matéria da revista Exame:
Guardian: Guerra ao zika topa com velhos problemas do Brasil
Velhos problemas sociais do Brasil podem estar por trás da explosão de casos de zika e, provavelmente, de microcefalia no Brasil. É o que defende o jornal The Guardian em reportagem publicada na edição deste domingo.
“A pobreza, o abastecimento de água inadequada e o fraco sistema de saúde estão entre os principais fatores para a propagação de doenças transmitidas pelo mosquito [Aedes aegypti], como a dengue e a Chikungunya”, afirma o texto.
A publicação pondera, que a proliferação do aedes pode atingir tanto ricos quanto pobres, visto que o mosquito depende de água limpa para se reproduzir.
O problema, segundo especialistas consultados pelo jornal, é que, nas regiões mais pobres, onde a oferta de água é mais precária, a população precisa lançar mão de outros métodos para armazenar o recurso – fato que pode gerar criadouros para o mosquito. Nesses locais, também falta saneamento, o que potencializa a vulnerabilidade.
“Se você tem um rio sujo, não irá encontrar mosquitos lá. Mas se usá-lo para descartar coisas, especialmente recipientes de plástico, pode acumular a água que gera condições favoráveis para o mosquito”, afirmou o biólogo Mario Moscatelli para o jornal.
CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.
Lamentavelmente, comunicamos que o blogue, foi atacado pela microcefalia, haja visto às postagens, derrotismo e ,às, trevas.
As causas, estão sendo apuradas.
Próximo Boletim Médico, sendo aguardado.