Santa Maria

SEGURANÇA. Festa dos calouros será monitorada

POR MAIQUEL ROSAURO

Este ano, Santa Maria está levando a sério a festa dos calouros no Centro da cidade. O tradicional trote nos bixos será acompanhado por diversas ações. Confira na matéria de André Campos e foto de João Alves.

GGIM define monitoramento com câmeras on-line, participação da UFSM e espaço de atenção social

O prefeito Cezar Schirmer coordenou a reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) nesta sexta-feira (19), na sede da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos. Presente, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Paulo Afonso Burmann, trouxe uma contribuição inédita ao propósito da prefeitura em organizar a recepção aos calouros das instituições públicas de ensino superior nos espaços públicos.

Este ano, a UFSM desenvolverá durante a primeira semana de aulas uma programação educativa cultural no interior do Campus.

Os presentes, debateram sugestões para os eventos que envolvem os jovens estudantes que ingressam no ensino superior e tradicionalmente comemoram essa passagem em vias públicas, notadamente na Praça Saturnino de Brito.

Ações pontuais do Executivo

"Queremos preservar a segurança, propiciar um ambiente para evitar a violência", afirmou Schirmer
“Sabemos que as festividades vão ser realizadas, por isso queremos preservar a segurança, propiciar um ambiente para evitar a violência”, afirmou Schirmer

A prefeitura mostrou as ações que têm realizado em conjunto com órgãos de segurança e de apoio institucional ao adolescente com vistas as melhorias no espaço de concentração noturna dos jovens. “Sabemos que as festividades vão ser realizadas, por isso queremos preservar a segurança, propiciar um ambiente para evitar a violência, orientar a convivência respeitosa entre os participantes e os moradores, entre outras ações de infraestrutura como iluminação, fiscalização, e, neste ano, inovaremos com uma barraca com serviços de profissionais de áreas da Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Mobilidade urbana”, comentou e anunciou o chefe do Executivo.

Monitoramento on-line
A Brigada Militar anunciou que fará, em conjunto com a Guarda Municipal, durante todo o horário permitido para a concentração dos jovens, um acompanhamento em tempo real de todo os ângulos da Praça Saturnino de Brito. A observação virtual se dará por meio da instalação de câmera conectadas on-line com a Central de Vídeo Monitoramento da Prefeitura para permitir a antecipação a eventuais fatos que derivem para a violência.

Serviços ao público
A prefeitura destacará uma equipe para a locação de banheiros químicos, de tonéis para descarte dos resíduos, de iluminação extra, de limpeza com varrição e recolhimento do lixo no local, de segurança para a preservação do patrimônio público, de restrição da circulação de automóveis no entorno da praça e de fiscalização quanto ao comércio ilegal e ao cumprimento do horário permitido para o evento.

Mais serviços
Reunião entre secretários de município envolvidos na programação também definirão a instalação de uma central institucional, na Praça Saturnino de Brito, com a presença de agentes do conselho Tutelar e de atenção ao adolescente durante todo o horário permitido à concentração dos jovens.

Balada Segura
A Secretaria de Mobilidade Urbana fará abordagens da Balada Segura após o término do horário permitido nas principais vias de acesso à praça. Na ação fiscalizatória do Balada Segura são averiguadas irregularidades e modificações não regulamentadas pelo CTB. As blitze fiscalizatórias contam com o apoio da Brigada Militar, Guarda Municipal, membros do Detran Santa Maria e fiscais do setor de transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU).

Dia do Acolhimento
O Coronel Almeida Rosa, da Comunicação Social da 3ª Divisão de Exécito, apresentou a programação do Dia do Acolhimento que será realizado em 19 de Março, um sábado, no horário entre 09:00 e 18:00 horas, no Parque Medianeira. Esta será a 3ª edição do Dia do Acolhimento, ação comunitária destinada a recepcionar pessoas que acabaram de chegar ao “Coração do Rio Grande” para morar, trabalhar ou estudar, cujo universo abrange os acadêmicos que ingressaram nos cursos de graduação oferecidos pelos diferentes estabelecimentos de ensino superior de Santa Maria, militares recentemente movimentados para a “Capital dos Blindados” e profissionais das diferentes áreas de atuação que optaram por exercer seus afazeres neste município.

Evento oficial
O Dia do Acolhimento foi instituído por meio da Lei n°5.966, de 4 de março de 2015, com previsão de realização no 3° sábado do mês de março de cada ano. As atividades programadas terão por objetivos acolher os recém-chegados, difundir as potencialidades e atividades desenvolvidas no seio da comunidade santa-mariense e proporcionar momentos de entretenimento e lazer para o público em geral, por meio da realização de exposições, prestação de serviços diversos, eventos recreativos e artístico-culturais promovidos pelas instituições participantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo