AssembleiaEstadoPolíticaSanta MariaSaúde

SÓ EM MARÇO. Secretário estadual de Saúde afirma ser “pela gestão da Ebserh”, para o Hospital Regional

Durante encontro, Gabbardo disse que Estado não tem dinheiro para comprar equipamentos
Durante encontro, Gabbardo disse que Estado não tem dinheiro para comprar equipamentos

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e TIAGO MACHADO (foto divulgação), na versão online do jornal A Razão (*)

O secretário Estadual da Saúde (SES), João Gabbardo dos Reis, disse, na manhã desta terça-feira (23), que até o final de março pretende anunciar o nome do gestor do futuro Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que está com as obras praticamente concluídas. A garantia foi dada durante reunião realizada em Porto Alegre, convocada pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (AL), Valdeci Oliveira (PT), e que teve a participação dos deputados Jorge Pozzobom (PSDB), Bombeiro Bianchini (PPL) e Liziane Bayer (PSB).

Gabbardo disse que duas questões ainda precisam ser resolvidas para que a gestão seja definida: a contratação de pessoal a aquisição de equipamentos. O secretário pediu o apoio dos deputados na busca de recursos, tendo em vista a dificuldade financeira do Estado. Para adquirir os materiais seria preciso um aporte de, no mínimo, R$ 50 milhões.

Em recente entrevista para A Razão a coordenadora da Assessoria Técnica e Planejamento da SES, Aglaé Regina da Silva, disse que a compra dos equipamentos era uma questão praticamente encaminhada junto a uma fundação norte-americana. Ela participou da reunião desta terça-feira, mas o assunto não foi colocado em discussão. Durante o encontro o secretário também revelou sua posição pessoal quanto ao futuro gestor.

“Minha posição é pela Gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)”, pontuou Gabbardo. Os deputados também reforçaram o apoio à gestão do HRSM pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O que disseram as autoridades 

João Gabbardo dos Reis

“Precisamos que a Ebserh garanta a contratação dos funcionários e do apoio dos deputados para viabilizar recursos para o custeio junto aos órgãos federais”. Estou confiante em um acerto”.

Valdeci Oliveira (PT)

“Esperava algo mais concreto, pois a angústia de Santa Maria e região é muito grande. Mas vamos acreditar no otimismo do secretário Gabbardo”.

Jorge Pozzobom (PSDB)

“Há muito tempo defendo isso e já me manifestei diversas vezes a respeito

Bombeiro Bianchini (PPL)

“Na última rewunião em Santa Maria, com representações de diversas cidades e instituições, não se viu ninguém contra a Ebserh”.

Liziane Bayer (PSB)

“Muitas vezes o trabalho acontece, as coisas evoluem, mas a comunidade não fica sabendo”.

Pedrolivio Prado (PMDB)

“O olhar sobre o tema é exclusivamente técnico. Tínhamos de ouvir todas as propostas”.

Garantias para contratação de pessoal

Gabbardo disse durante o encontro desta terça-feira que algumas questões ainda precisam ser equacionadas. Além dos recursos para a compra de materiais a SES quer garantias de que a Ebserh irá arcar com a contratação de pessoal. Nesse sentido, ficou estabelecida a necessidade de readequar o Termo de Cooperação assinado entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Ebserh, em dezembro de 2014, que estabelecia as diretrizes para que a empresa assumisse a gestão do HRSM.

Em sua manifestação Valdeci Oliveira disse que a demora na definição do gestor do regional causa constrangimento geral para as autoridades. Já o deputado Jorge Pozzobom reafirmou sua posição de que a gestão seja feita pela Ebserh. As questões pendentes para definir a gestão do HRSM, segundo Gabbardo, devem ser acertadas ainda durante essa semana, em Brasília, com a direção da Eberh.

Além dos quatro deputados estaduais e dos prefeitos Marcos Senger e Pedrolivio, participaram da reunião na Secretaria de Saúde os prefeitos de Dilermando de Aguiar e Quevedos, Jaime Lima (PT) e Aldori Vieira (PP), respectivamente, além de outros diretores e assessores da Secretaria Estadual de Saúde.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Mais cedo, no início da noite desta segunda, você pode conferir no sítio as versões, para o encontro, das assessorias dos deputados Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo