Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CidadaniaEducaçãoSegurança

CIDADANIA. Núcleo da Fadisma lança amanhã a plataforma de Segurança Cidadã em Novo Hamburgo

Mais detalhes da plataforma serão anunciados no lançamento, previsto para esta segunda-feira
Mais detalhes da plataforma serão anunciados no lançamento, previsto para esta segunda-feira

Pela Coordenação de Comunicação da Fadisma, parceira deste sítio

A próxima segunda-feira marca o início de um novo tempo em Novo Hamburgo e a FADISMA tem tudo haver com isso!

Núcleo de Segurança Cidadã é responsável por plataforma que, entre outros benefícios, deve potencializar a interação e o controle social da cidadania com o Poder Público

Conforme destacamos nos últimos dias, sob a gestão técnica do Núcleo NUSEC, a Faculdade vem consolidando um dos seus mais inovadores e importantes projetos: o Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo/RS. A iniciativa de pesquisa-ação no campo da gestão da informação da segurança, mesmo em fase de implantação, já apresenta resultados.

Boa parte deles serão conhecidos no dia 28 próximo, 10h, no Gabinete do Prefeito (Guarda Municipal, Rua Guia Lopes, 4201 – Bairro Canudos). Na oportunidade, entre outras atrações, o Coordenador Geral, Prof. Eduardo Pazinato, e a socióloga e coordenadora técnica do Observatório, Aline Kerber, ao lado do desenvolvedor web, Roberto Fernandes, lançarão a tão esperada plataforma cidadã, trarão mais detalhes e, ainda, atenderão as dúvidas de profissionais convidados da imprensa.

O sítio eletrônico www.odsc.com.br representará parte de um significativo esforço de uma equipe que trabalha intensamente em prol de um centro de pesquisa social aplicada do Observatório, destinado a qualificar e a aperfeiçoar a capacidade institucional estatal no desenvolvimento conjunto e articulado de políticas públicas de segurança, com foco na prevenção social e situacional das violências, com políticas de segurança pública, em prol do controle e da repressão qualificada da criminalidade, já começam a aparecer. E, como não poderia deixar de ser, quem ganha é a cidadania hamburgense.

Pazinato explica que: “formado por servidores de carreira da Guarda Municipal de Novo Hamburgo e por pesquisadores(as) associados(as) ao NUSEC/FADISMA, o Observatório vem elaborando um conjunto de estudos técnicos e científicos acerca da dinâmica das violências e crimes em Novo Hamburgo. Isso tudo tomando como base a sistematização e a análise de fontes primárias, como uma recente pesquisa de vitimização empreendida junto à população hamburguense, e secundárias, a exemplo dos crimes violentos, com destaque para os homicídios, consumados e tentados, latrocínios, roubos em geral, roubos de veículos, tráfico e posse de entorpecentes e violência contra a mulher, disponibilizados, seja pela Divisão de Estatísticas Criminais da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), seja pela 3ª Divisão Regional Metropolitana da Polícia Civil em São Leopoldo”.

Entre as inovações institucionais fomentadas pela iniciativa, oriunda da interface com as forças policiais, a Guarda Municipal e demais agências de segurança e justiça que compõem o GGI-M de Novo Hamburgo, está, justamente, esse tão esperado sistema online georreferenciado de monitoramento e avaliação, processual e de impacto, tanto dos programas, projetos e ações de segurança cidadã quanto dos indicadores criminais. Isso tudo levando em consideração suas recorrências, agenciamentos, fatores de risco, entre outros. “Essa ferramenta de gestão pretende, a um só tempo, potencializar a interação e o controle social da cidadania com o Poder Público, como também constituir-se como um instrumento de administração da política municipal de segurança cidadã através do acesso a dados e informações em formato de mapas, gráficos, relatórios analíticos, entre outras aplicações, com a possibilidade de interação dos próprios cidadãos através de denúncias e de registros de acidentes de trânsito sem vítima fatal, além de acesso ao ROVE (Registro Online de Violência na Escola)”, detalha o professor.

Mais – O Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo é uma iniciativa que conta com o apoio técnico e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É gestionado pelo Núcleo de Segurança Cidadã da FADISMA e levado a efeito no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), da UGPPV (Unidade de Gestão do Programa de Prevenção à Violência), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal de Novo Hamburgo.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo