MundoSegurança

FORA DAQUI. Uma Santo Antão inteira só de mulheres dorme no xilindró do estrangeiro. No total, quase 3 mil

A alusão à Penitenciária Estadual de Santa Maria, no título, se deve às mulheres: são cerca de 450 delas em xilindrós no estrangeiro. São, claro, minoria. Mas nem tanto. Afinal, significam cerca de 15% do total de mais de 3 mil patrícios que se espalham por prisões em um punhado de países.

O maior receptor de presos brasileiros é o território ianque. Por lá há quase 800 no xilindró. Depois vêm os mais de 350 de Portugal, os quase 300 na Espanha e os mais de 200 na Itália. Ah, os mais notórios são, claro, os 12 corintianos presos na Bolívia. Quer saber mais? Confira o material especial produzido pela Agência Brasil, com dados do Ministério de Relações Exteriores. A reportagem é de Renata Giraldi. Acompanhe:

Mais de 3 mil brasileiros estão presos no exterior, a maioria na Europa

Pelo menos 3.078 brasileiros estão detidos no exterior. O Ministério das Relações Exteriores informou à Agência Brasil que a maioria foi presa na Europa – 1.133. Com informações dos mais de 200 postos da rede consular até dezembro de 2012, o Itamaraty mapeou os casos. Vários crimes são atribuídos aos brasileiros, como fraude, tráfico de drogas, agressão sexual e furtos, e variam de acordo com cada continente.

Dos 3.078 brasileiros presos no exterior, 2.260 são homens e 452 mulheres. Os demais 366 não tiveram o sexo divulgado. Os casos de detenção fora do Brasil são acompanhados pelos serviços consulares, por intermédio de orientações e instruções específicas. Uma das situações recentes é a detenção de 12 brasileiros em Oruro, na Bolívia.

Na Bolívia, 12 torcedores do Corinthians são acusados de participação na morte do estudante Kevin Espada, de 14 anos, em fevereiro. Espada foi atingido por um sinalizador durante partida de futebol e acabou morrendo. Os brasileiros negam envolvimento no caso. Cada situação é analisada individualmente, segundo as autoridades brasileiras, mas em geral o esforço é para que os detidos cumpram pena no Brasil…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo