EconomiaNegóciosPrefeitura

ECONOMIA. Sancionada a nova lei de incentivo à instalação de empresas no Distrito Industrial de SM

Por VERA JACQUES (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Jaeger, com Schirmer: muitas empresas em processo de solicitação de área e/ou instalação
Jaeger, com Schirmer: muitos empreendimentos em processo de solicitação de área e/ou instalação

O prefeito Cezar Schirmer sancionou, na manhã desta sexta-feira (18), a Lei nº 6043, de 15 de março de 2016, que regulamenta a destinação e a ocupação de áreas para instalação de empreendimentos industriais, tecnológicos e de logística no Distrito Industrial (DI). Para cumprir os objetivos da nova lei será adotado o instituto da Doação Onerosa de bens imóveis. Também assinou o novo dispositivo legal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Jaques Jaeger.

O chefe do Executivo destaca que depois de vários anos de um propósito de regularizar e estabelecer normas para a ocupação do Distrito Industrial, melhorando as suas condições de incentivo e destinação, agora, com esta nova lei, a prefeitura espera atender, definitivamente, todas as exigências legais e também as necessidades das empresas que lá estão instaladas.

De acordo com o secretário Jaeger, por meio da Doação Onerosa o município transfere a posse e a propriedade do terreno para o empreendedor, imediatamente após o processo administrativo. “Isto, na prática, permite ao empreendedor utilizar a área como bem de garantia para fins de financiamento”, explica o secretário. Além disto, com esta nova lei o processo de destinação das áreas torna-se mais ágil, reduzindo o prazo e as exigências para que empresas possam ocupá-las. “Esta medida colocará a política pública de industrialização de Santa Maria no cenário Estadual e Nacional”, avalia Jaques.

O Distrito Industrial, municipalizado em janeiro de 2010, conta atualmente com aproximadamente 40 empresas instaladas. Além disso, segundo o secretário Jaeger, há muitos empreendimentos em processo de solicitação de área e/ou instalação efetiva. Também está em fase final de registro no Cartório de Imóveis de Santa Maria a área remanescente do DI. “Isto duplicará a área disponível para novos empreendimentos, chegando a quase 350 hectares”, acrescenta o secretário.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Assunto que tem que ser analisado com maior profundidade. Verificar se o resultado não é subsídio disfarçado para empresas que já estavam em Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo