EDUCAÇÃO. Comissão Pré-Estatuinte da UFSM tem debate sobre eleição para escolha dos 300 delegados

EDUCAÇÃO. Comissão Pré-Estatuinte da UFSM tem debate sobre eleição para escolha dos 300 delegados - sedufsm1

Comissão pré-estatuinte tem se reunido às terças-feiras, na sala dos Conselhos da UFSM

Por FRITZ R. NUNES (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM

A comissão pré-estatuinte na UFSM promove mais um debate nos dias 15 e 16 de março, que tem por objetivo trazer subsídios para as temáticas que estarão em discussão durante o processo de eleição dos delegados estatuintes da instituição. O tema que será abordado no campus de Santa Maria e também nas unidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões é “a universidade que temos”. Os horários do evento são: 15 de março, às 14h, Auditório Flávio Schneider (CCR), em Santa Maria; 16 de março, às 8h, no Auditório do Instituto Federal Farroupilha; 16 de março, 14h, no Auditório do Finep, em Palmeira das Missões.

Os debatedores convidados pela comissão são o professor aposentado do departamento de Direito da UFSM, Elvandir José da Costa; o servidor técnico-administrativo da UFSM, membro do Conselho Universitário, Alcir Luciany Lopes Martins; e a estudante da UFSM e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Pâmela Kenne. Para a atividade em Santa Maria, a reitoria prevê que haja transporte para os interessados saindo dos campi de Silveira Martins e de Cachoeira do Sul em torno do horário de meio-dia. As atividades também deverão ser transmitidas pela Multiweb (www.multiweb.ufsm.br).

As reuniões da comissão pré-estatuinte vêm ocorrendo desde o primeiro semestre de 2014. Ao longo de mais de um ano, o grupo estruturou uma metodologia para o processo, e, mais recentemente, se dedica a debater o regimento eleitoral para a escolha dos delegados estatuintes. Conforme a metodologia aprovado pelo Conselho Universitário, a eleição dos delegados se dará em três momentos:

– o primeiro momento é aquele em que serão escolhidos os delegados nas unidades de ensino de toda a UFSM (45% de um total de 300 delegados);

– o segundo momento é a escolha dos delegados pelas entidades representativas (45% do total de 300 delegados);

– o terceiro e último momento, a escolha de 10% dos delegados que serão oriundos da comunidade externa, nos locais onde existem unidades físicas da UFSM.

Após a eleição dos 300 delegados, o protagonismo passa para eles e a comissão pré-estatuinte estará automaticamente dissolvida.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *