O 1º de abril também é em homenagem aos santa-marienses – por Luiz Roese
Amanhã, 1º de abril, é do Dia da Mentira, Dia dos Bobos. Em Santa Maria, a população “comemora” a data quase todos os dias. Afinal, há promessas eternas de obras que nunca se tornaram realidade.
A mais emblemática, atualmente, talvez seja o Hospital Regional. Com ideia lançada em 2003 pelo então secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, a obra começou em 2010, deveria ter sido entregue em 2011 e, até hoje, não tem um equipamento sequer nem pessoal. E ainda não se sabe nem quem vai administrá-lo.
Para esta quinta-feira (31), há mais uma reunião agendada em Porto Alegre sobre o assunto. E o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, já anunciou a conclusão das obras para 18 de maio. Poderia até ser um presente, um dia depois do aniversário de Santa Maria (e do meu), mas, quatro anos e meio depois da previsão colocada na placa, no Parque Pinheiro Machado, não dá mais para considerar assim.
Outra pegadinha de 1º de abril parece a duplicação da Faixa Velha de Camobi, Anda um pouquinho, para um pouquinho, e nada de vislumbrarmos o término da obra, que, inicialmente, era previsto para novembro de 2015.
E até a piada “Camobi tem de tudo, menos esgoto” segue valendo. As obras começaram quando eu ainda estava em Santa Maria, em 2013, já pararam, já foi feita nova licitação, e, neste momento, a previsão é que elas vão até 2017. Sugiro até uma data para a entrega das obras: 1º de abril de 2017. Afinal, alguém acredita?
Haveria trocentos outros exemplos, mas vou dar só mais um: o Centro de Eventos, junto ao CDM. O convênio entre Prefeitura e Cacism para erguer o empreendimento vem lá de 2006. Vigas, lajes e um monte de concreto já estão lá. P revisão de término? Nada. Até o Parque da Nonoai, uma das contrapartidas da Cacism no tal convênio, está fechado desde o ano passado, porque custava muito caro para a entidade.
Não estou aqui querendo culpar A ou B por promessas não cumpridas. Só quero registrar esse péssimo hábito de prever prazos para obras e não cumpri-las. Isso não é de hoje. É sempre assim, desde que comecei minha carreira no jornalismo, no século passado.
Por isso, comemorem, santa-marienses, o Dia dos Bobos também é vosso.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.