CidadaniaEducaçãoEstradasMeio Ambiente

TRAVESSIA URBANA. Gestão ambiental das obras realiza ações de conscientização nas escolas públicas

Educação Ambiental: o tema “Esgoto x Saúde” é debatido com mais de 600 alunos da rede pública municipal de Santa Maria

Do Núcleo de Comunicação Social do DNIT-RS (texto e foto)

Com objetivo de conscientizar alunos sobre saneamento básico e sua relação com a saúde, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes promoveu, por meio da Gestão Ambiental das obras da Travessia Urbana de Santa Maria-RS, um ciclo de atividades com o tema “Esgoto x Saúde” em 9 escolas públicas do município. A relação com doenças, a contaminação de recursos hídricos e as consequências que sistemas de saneamento ineficazes podem trazer pautaram os debates.

A ação, que foi coordenada pelo Programa de Educação Ambiental sob a orientação da Unidade Local do DNIT Santa Maria, teve um alcance de 600 alunos, dos 6° e 7° anos. Além de conversar sobre o tema, a equipe distribuiu material informativo que apresenta como conteúdo as responsabilidades de cada cidadão, código de posturas do município e código de obras. A intenção foi aproximar os alunos da legislação, levando ao conhecimento informações que muitas vezes ficam distantes da realidade dos estudantes. Também foram discutidos os principais sintomas de doenças comuns à falta de saneamento básico, tais como Amebíase, Giardíase e Leptospirose.

Ao final da parte teórica, os alunos se reuniram em grupos para elaboração de maquetes. Nos trabalhos foram projetadas fossas sépticas em residências como alternativa para a mitigação de impactos ambientais e de saúde pública. ““Com o tema “Esgoto x Saúde” conseguimos aproximar os alunos e, consequentemente, suas famílias e a comunidade em geral, quanto à realidade que nos cerca, pois segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o acesso ao tratamento no país continua baixo, mostrando que metade da população brasileira (mais de 100 milhões de pessoas) ainda não possui saneamento básico, fazendo com que o esgoto que não é tratado seja jogado diretamente na natureza. Sendo assim, apresentar as consequências e estabelecer dados reais aos alunos, é necessário para a busca de processos mitigadores e possíveis soluções ambientais e sanitárias”, explica a responsável pelo PEA, Karen Moreira.

Escolas que receberam a atividade:  

EMEF Sérgio Lopes

EMEF Pinheiro Machado

EMEF Altina Teixeira

EMEF Irmão Quintino

EMEF Leduvina Rossi

EMEF Lourenço Dalla Corte

EMEF Zenir Aita

EMEF Alfredo Winderlich

EMEF Francisca Weinmann

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo