ASSEMBLEIA. Valdeci propõe, na Comissão de Saúde, que se promova a caravana gaúcha contra a “Gripe A”
Por TIAGO MACHADO, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Assim como ocorreu com as doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Assembleia Legislativa vai levar ao interior o trabalho de prevenção à Gripe H1N1. A medida foi anunciada pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Parlamento Gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), nesta quarta (13), durante audiência pública realizada sobre o tema.
O deputado protocolou na CSMA um requerimento que prevê a realização de debates abertos à comunidade e as autoridades regionais em sete diferentes regiões: Central, Fronteira Oeste, Missões, Litoral, Sul, Serra e Norte. “No próximo dia 25, tem início a Campanha Estadual de Vacinação, cujo objetivo é atingir mais de 3,5 milhões de gaúchos e gaúchas. É fundamental que a população procure as duas mil salas de imunização que serão disponibilizadas no Rio Grande do Sul. A vacina, conforme explicam os técnicos, reduz em 45% as internações hospitalares por pneumonia e em 75% as mortes por H1N1”, assinalou o deputado.
O requerimento de Valdeci será apreciado pelos membros da Comissão na reunião da próxima quarta (20). “Certamente, vamos ter apoio unânime para essa Caravana contra a Gripe A. Já registamos cinco óbitos nesse ano em uma época anterior ao período de maior número de casos, que é o inverno”, acrescentou ele.
PREVENÇÃO – Na audiência pública desta quarta, a diretora do Centro Estadual de Vigilância e Saúde, Marilina Bercini, enfatizou necessidade de se cobrir boca e nariz antes de se tossir e espirrar. A higienização das mãos no pós-tosse e no pós-espirro também é fundamental. “A atitude de lavar as mãos constantemente é uma questão básica, mas que tem um poder de prevenção muito potente”, explicou.
Marilina explicou que a antecipação da Campanha de Imunização para o primeiro trimestre do ano é algo complexo, pois somente a produção das doses pelos laboratórios leva seis meses e, a cada ano, é necessário renovar as vacinas. Neste ano, a Campanha Contra a H1N1 vai de 25 de abril até 20 de maio. Um total de 3,8 milhões de doses deverão ser aplicados. A meta é atingir 80% do público-alvo, formado por crianças de seis meses até cinco anos de idade, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, apenados, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.
A médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Camila Dalmoro, fez um apelo para que a população tenha calma com relação à gripe. “As pessoas estão muito assustadas. Vivemos quase uma paranoia coletiva, que não contribui com o trabalho de prevenção”, alertou.
Também participaram da atividade da Comissão de Saúde a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves, e representantes da Prefeitura de Caxias do Sul, do Grupo Hospitalar Conceição e de outras entidades e instituições ligadas à saúde. Os vereadores João Chaves e Admar Pozzobom, ambos do PSDB, representaram a Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Para combater a gripe é aconselhável fazer um monte de gente circular o RS inteiro e, ainda por cima, fazer reuniões com um monte de gente?