Eleições 2006. Entidades empresariais querem comprometer os candidatos de Santa Maria
Sai pleito, entra pleito e os empresários de Santa Maria têm o mesmo procedimento: elaboram um pauta de reivindicações e a entregam aos candidatos. É o que farão, mais uma vez, neste ano.
São quase duas dezenas as organizações que participam do Fórum de Entidades Empresariais. E elas vão se reunir para debater e definir os pontos que as unem. O que for convergente constará no documento. Mas, embora isso não esteja muito claro, os dirigentes não pretendem procurar ninguém. Nem precisa. É natural que, especialmente nessa época, ocorra uma romaria de concorrentes, especialmente a deputado, a buscar o apoio da classe patronal.
É este o momento, pode-se entender pelo relato do repórter Thiago Buzatto, em notícia publicada nesta quinta-feira por A Razão, que os que aparecerem receberão o rol de pedidos empresariais. Enfim, ao mesmo tempo em que não se comprometerão com ninguém, os líderes empresariais de Santa Maria querem compromissar os candidatos. Confira o texto do repórter:
Entidades elaboram lista conjunta
Segmentos representados no Fórum das Entidades se unem para apresentar reivindicações à candidatos
Como é de costume em ano eleitoral, as entidades que compõem o Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria se uniram para apresentar suas reivindicações convergentes do setor em níveis federal e estadual para apresentar aos candidatos a cargos políticos no pleito de 1º de outubro. Nesta segunda-feira, as propostas das cerca de 20 entidades serão apresentadas em reunião do Fórum. Serão selecionados anseios convergentes em um documento, que serão apresentados aos candidatos que procurarem apoio das entidades.
A iniciativa, de acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Léo Retzlaf, é uma maneira de aumentar o comprometimento de candidatos com os empresários. Em época de campanha, há muita promessa que não são cumpridas. Aqueles que nos procurarem devem saber quais são os interesses das entidades e apresentar propostas que nesse sentido, defende. Retzlaf afirmou que o Fórum está aberto a todos os candidatos, que deverão ser sabatinados pelos empresários.
Embora boa parte das listas de cada entidade não estejam prontas, os anseios dos empresários não devem ser muito diferentes destes que foram apurados pelo jornal A Razão. Em nível federal, infra-estrutura e reformas tributárias e trabalhistas estão na pauta. Já para candidatos em âmbito estadual, obras mais específicas, como o Hospital Regional, Presídio e apoio à implantação do Pólo Tecnológico são algumas das metas.
Para a presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm), Aline Pozzebon, nesse processo é importante a neutralidade das entidades, já que a iniciativa busca o melhor para os segmentos empresariais. Nós temos tomado uma postura apolítica porque a entidade em si tem uma proposta, não apóia um candidato ou partido em si, esquiva.
Representatividade – Outra preocupação apresentada pelos empresários é pela pouca representatividade do município na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Hoje, são deputados estaduais santa-marienses José Haidar Farret (PP) e Fabiano Pereira (PT) e deputados federais Cezar Schirmer (PMDB) e Paulo Pimenta (PT). Número esse que, de acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Lúcio Gaiger, deveria ser ampliado dada a importância de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Estamos tentando sensibilizar os empresários e a comunidade para apoiar políticos de Santa Maria.
No entanto, a opção por candidatos santa-marienses não é lei. De acordo com o ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Carlos Farias, a preferência será por quem…
SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.