Coluna

É ESPORTE. O recado inominado da dupla Rio-Nal, que faz inusitada rodada dupla. Ah, e o Soldiers e…

Por RAMIRO GUIMARÃES

Recado pra quem?

Ainda sem as suas casas aptas a receber público nas partidas da Divisão de Acesso, Riograndense e Inter-SM estão cada vez mais unidos. Inclusive, jogarão no mesmo estádio, o dos Eucaliptos, no caso, neste domingo, em uma rodada dupla, que, muito provavelmente, será com portões fechados. O Alvirrubro enfrenta Avenida e o Periquito encara o Brasil, de Farroupilha.

E essa proximidade da Dupla Rio-Nal rendeu um fruto um tanto quanto curioso na tarde de quinta-feira: uma nota oficial assinada pelos dirigentes Heriberto Marquetto e Dilson Siqueira. Em oito itens, o documento expressa toda a insatisfação dos clubes locais com a atual situação. O texto não chega a apresentar nenhuma revelação bombástica, mas há, ali, algumas pistas que ajudam (mais ou menos) a entender como estão as relações institucionais neste momento.

Apenas uma pessoa é citada nominalmente na nota: o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. Duas vezes. E elogiado (e quem se atreveria em fazer o contrário?). Porém, o item mais interessante é o número seis, em que os dirigentes lamentam “que o mundo político a nível local e estadual bem como as instituições de Santa Maria, até este momento, não emprestaram sequer, solidariedade a nossas duas instituições que, afinal, são de SANTA MARIA”. E terminam afirmando esperar “o apoio destas forças vivas da comunidade”.

Ok. Agora, pensemos juntos. A bronca com o Ministério Público (na figura, não mencionada, do promotor Maurício Trevisan) é evidente. Mas mais alguém é destinatário do recado da Dupla Rio-Nal? Prefeitura, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, seriam opções óbvias, só que essas instituições são até parabenizadas pela “educação e bom-senso” no mesmo texto.

Quem sobrou para ser cobrado? Câmara de Vereadores? Cacism? Fórum das Entidades Empresariais? CDL? Sindilojas? UFSM? Arquidiocese? O pessoal da Dupla Rio-Nal está fulo da vida. Isso é certo. Só não deu para entender exatamente com quem… Ou, como diria a minha mãe, faltou dar nome aos bois.

Comitiva do Santa Maria Soldiers marcou presença no lançamento do Gigante Bowl
Comitiva do Santa Maria Soldiers marcou presença no lançamento do Gigante Bowl

Com pompa e circunstância

O pessoal do Sport Clube Internacional está levando a sério mesmo essa história de sediar a grande final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Na última quinta-feira foi apresentado, com toda pompa e circunstância, o Gigante Bowl (que até se chamaria Gaúcho Bowl, mas acabou mudando de nome para valorizar a casa colorada, o Gigante da Beira-Rio).

E será um baita evento, viu… No melhor estilo yankee, com show no intervalo, ações promocionais e transmissão pela TV. Marcado para 18 de junho, o jogo colocará frente a frente os campeões das conferências Leste e Oeste. O Santa Maria Soldiers, aliás, é o líder da Conferência Oeste e está bem embalado para jogar no Beira-Rio. A comitiva santa-mariense marcou presença na festa de lançamento do Gigante Bowl e o atleta Guilherme Busanello até estrelou o vídeo de divulgação do evento produzido pela TV Inter. Ficou show! Vale a pena conferir:

Uma “quase” estreia…

O santa-mariense Tiago Nunes assumiu recentemente o comando da equipe sub-20 do Ferroviária de Araraquara-SP. E, logo na chegada, o técnico teve a oportunidade de disputar uma partida da Copa do Brasil, já que a Ferroviária, que luta para escapar do rebaixamento no Paulistão, precisou dividir o seu elenco entre a competição nacional e a regional.

Nunes, por pouco, não treinou o time profissional da Ferroviária na Copa do Brasil
Nunes, por pouco, não treinou o time profissional da Ferroviária na Copa do Brasil

Mas a missão de Tiago Nunes ficou no quase. E por um motivo, no mínimo, inusitado. O grupo chegou a sair de Araraquara rumo a Salgueiro-PE, onde enfrentaria o time da casa no confronto de volta da primeira fase da Copa do Brasil (com vantagem de 1 a 0 para a Ferrinha), parou em São Paulo e, já no aeroporto, no portão de embarque, veio o aviso que a partida havia sido transferida.

Quem armou toda a confusão foi a empresa responsável pela compra das passagens aéreas, que marcou a viagem da Ferroviária para a madrugada da quarta-feira, dia do jogo pela Copa Brasil. Não tinha como! Bom, Tiago Nunes não treinará a equipe na Copa do Brasil, mas segue firme e forte no sub-20 para a disputa do Estadual, a partir de maio. Ah, e, no domingo, estará na torcida: a Ferroviária, sensação do Paulistão nas primeiras rodadas, joga a sua permanência na elite estadual contra o Linense. É a rodada decisiva!

Até com chuva!

esporte STANDUPEnquanto o friozinho não chega, ainda dá para aproveitar para praticar alguns esportes mais, digamos assim, propícios para o Verão. Mesmo com chuva! É o caso do Stand Up Paddle Surf (SUP), modalidade que desafia o praticante a equilibrar-se em pé em uma prancha e conduzi-la com o auxílio de um remo.  Apesar da dificuldade aparente, o SUP é febre nas praias, de água doce ou salgada.

E não é diferente em Santa Maria, celeiro de canoístas. É lá na Barragem do DNOS que os remadores se reúnem, e farão isso neste final de semana no II Santa Maria SUP Race. O evento é uma promoção do Ribeiro Team (dos irmãos Gilvan e Givago Ribeiro) e irá sortear uma prancha SUP Rabbit entre todos os participantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É por isso que continuam nessa “M”, elogiam o Rei Noveletto. Endeusam o cara que quebrou os dois times e mais uma penca por este Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo