Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

ELEIÇÕES 2016. É com esses que eles vão. Sai última listagem de filiados a partidos. Confira quem é quem

A evolução dos 10 maiores partidos nos últimos quatro anos, em Santa Maria (Imagem: montagem de Pedro Pereira)
A evolução dos 10 maiores partidos nos últimos quatro anos, em Santa Maria (Imagem: montagem de Pedro Pereira)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de divulgar, em sua página na internet, a última estatística de filiados dos partidos políticos, relativa a março. Isto é, quem não estiver nessa relação está fora do pleito de outubro.

Ah, e também saiu a mais recente estatística do número de eleitores aptos a votar. Os números de maio é que serão definitivos, mas já dá pra dizer que não há risco algum (enquanto não vier o recadastramento biométrico, em 2017) de serem menos de 200 mil. Até o mês passado eram exatos 203.017. Com o que, somente não haverá segundo turno na boca do monte se um candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos. Algo virtualmente impossível, com o quadro que se anuncia, de pelo menos meia dúzia de candidatos competitivos.

Mas, e os filiados? Sim, eles é que, em tese, vão compor o “exército” de militantes a pedir votos. Atenção: como se sabe, há muitas filiações meramente cartoriais; ainda assim, o número de alistados é um indicador bastante consistente da força dos partidos na sua cidade.

E, aqui, são não mais que oito ou dez nessa condição. O maior de todos, e que tem se mantido assim nos últimos anos, é o PT, atualmente com 5.688 filiados, do total de 25.993, distribuídos por 32 agremiações com vida legal na cidade.

Nota posterior, em vídeo, trará uma análise conjuntural do editor acerca desses números e o que eles significam, para a eleição deste ano. Aqui, você confere duas tabelas. Numa delas, há uma evolução histórica do número de filiados dos dez maiores partidos, contados os últimos quatro anos. Isto é, como estavam os partidos em 2012, às vésperas da eleição municipal. Também, até para se fazer uma estimativa do crescimento no último ano, os números relativos a março de 2015. E, claro, os números atuais, das 10 maiores siglas. Para complementar, há também uma tabela com todas as 32 agremiações, relativas ao mês passado. A fonte é oficial, o TSE.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo