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Assembléia. Os comandantes da comunicação, no parlamento gaúcho. Um deles é santa-mariense

Os nomes já eram conhecidos há algum tempo. Mas a nomeação e o início efetivo do trabalho se deu nesta quarta-feira. Está em atividade, já, o trio de comando da área de comunicação social da Assembléia Legislativa – a começar pelo Superintendente, Celso Schröder. No caso santa-mariense, duas curiosidades: o diretor de Publicidade é o ex-secretário municipal de Comunicação, Tiago Machado, e o diretor de Jornalismo é o ex-assessor do deputado Fabiano Pereira, Marcelo Nepomuceno.

 

Sobre a posse dos diretores e o que eles disseram, acompanhe reportagem produzida pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é assinado pela jornalista Vanessa Canciam. Confira:

 

“Novos diretores de Comunicação Social assumem relações com imprensa e sociedade

De acordo com a nova estrutura organizacional da Assembleia Legislativa, aprovada em plenário por meio da Resolução nº 3.030, a Superintendência de Comunicação Social da Casa é formada por três diretorias: Relações Públicas e Atividades Culturais, Publicidade e Jornalismo. Os novos diretores, que foram empossados juntamente com o novo superintendente de Comunicação Social, Celso Schröder, em cerimônia no gabinete da presidência nesta terça-feira (3), são Luiz Carlos Barbosa da Silva, Tiago Machado e Marcelo Nepomuceno, respectivamente.

Relações Públicas e Atividades Culturais
Com quase 30 anos de profissão, Luiz Carlos Barbosa da Silva irá aliar suas experiências na área do jornalismo e da cultura com as vivências que acumulou por meio do trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa. Além de ter atuado em veículos de imprensa como Gazeta Mercantil, Diário do Sul, Jornal de Santa Catarina e Jornal do Comércio, Barbosa foi coordenador de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre entre 1989 a 1992. Em seguida, durante cerca de uma década, trabalhou como assessor e coordenador da Comunicação Social da Bancada do PT no Parlamento gaúcho. Em 2005, após aprovação em concurso público, o jornalista foi nomeado servidor efetivo do Quadro da Casa, período em que atuou como editor da Agência de Notícias e assessor de imprensa do Departamento de Relações Institucionais.

À frente da Diretoria de Relações Públicas e Atividades Culturais, Barbosa dará sequência a projetos já consolidados, como é o caso do Sarau no Solar, de O Livro Sobe ao Palco e das premiações realizadas em parceria com entidades. “A AL sempre teve tradição na cultura e este Departamento traz consigo essa herança. Minha relação com a área cultural da Casa remonta a meados da década de 1970. Havia uma Divisão de Cultura que realizava espetáculos no então auditório, que tinha Dante Barone como administrador. Eu conheci boa parte do cinema francês aqui”, contou.

Conforme o jornalista, a Diretoria irá atuar segundo a proposta do presidente Ivar Pavan, de fortalecimento institucional e de aprofundamento da relação com a sociedade. “Temos a orientação de que a Casa não opere de forma atomizada, mas integrada e impregnada da presença de uma agenda social”, disse.

Publicidade
Tiago Machado
, 30 anos, é formado pela UFSM desde 2000. Ele assumirá a Diretoria de Publicidade após ter atuado durante cinco anos na Prefeitura de Santa Maria: foi assessor de imprensa, diretor de comunicação e, nos últimos dois anos, secretário da pasta. Anteriormente, Machado trabalhou em TVs e jornais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como A Razão e O Diário de Santa Maria.

“Tenho a destacar que o perfil da Publicidade em 2009 vai ser o de priorizar a informação, aquilo que é de interesse público da sociedade gaúcha”, disse. Segundo Machado, as ações das diretorias da Superintendência de Comunicação deverão ser realizadas conjuntamente. “O superintendente Celso Schröder vem enfocando que faremos um trabalho colegiado. Vamos procurar sempre interligar as ações das diretorias em busca de um resultado ainda melhor”, disse.

Jornalismo
Formado pela Unisinos, Marcelo Nepomuceno, 30 anos, acumula em sua trajetória profissional experiências em assessorias de comunicação. Atuou também como freelancer da Revista Voto, para matérias de política e economia. Desde 2004, trabalha com o deputado Fabiano Pereira (PT). “Nesses cinco anos, tive a oportunidade de conhecer as principais instâncias nas quais um parlamentar pode atuar. Assessorei o deputado Fabiano Pereira quando ele esteve na presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, na Presidência da Casa e na CPI do Detran. Grande parte deste último trabalho gerou o respaldo para que hoje eu ocupe a diretoria de Jornalismo”, disse.

Nepomuceno coordenará os veículos de comunicação da Casa: a Agência de Notícias, a Rádio Web AL e a TV AL. “A comunicação será uma extensão do conjunto de propósitos colocados pela nova Presidência: a valorização do Parlamento como espaço político das discussões da sociedade, na sua dimensão institucional”, explicou. O projeto de implentação da TV Assembleia em sinal de tevê aberta e digital será um dos focos da diretoria. “A implantação da TV AL digital faz parte de um processo de abertura, de democratização da comunicação. A TV é uma ferramenta essencial para melhorar a compreensão da sociedade sobre a atividade-fim da Casa”, complementou.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.

 

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