CulturaSanta Maria

GRINGS. Black Sabbath realmente plagiou Vanusa? Ouça as duas canções e tire a tua própria conclusão

gringsPor MÁRCIO GRINGS (com foto de Divulgação)

WHAT TO DO/SABBATH BLOODY SABBATH

Ouvindo as duas canções, é fácil dizer que as semelhanças são muito fáceis de serem identificadas. Tanto no riff de guitarra, quanto em alguns momentos da melodia. A notícia voltou a baila nesta semana depois que o site gringo Plus55 noticiou o suposto plágio. “Vanusa Álbum 4” foi lançado em setembro de 1973, três meses antes de “Sabbath Bloody Sabbath”, um dos discos mais celebrados do Black Sabbtah.

No entanto, em entrevista ao “plus55”, Vanusa disse não acreditar em plágio e afirmou que não vai processar o Black Sabbath. “Acho que foi uma coincidência musical. Eu ouvi a canção deles pela primeira vez há dois anos e estava convencida de que eles não me copiaram nem que meus compositores plagiaram algo deles”, disse. 

A cantora também afirmou que, desde que a polêmica surgiu em 2013, seus fãs estão pedindo para que toque “What To Do” em seus shows, uma canção até então esquecida. “Essa música nunca fez parte do meu set, ela estava de certa forma perdida. Mas agora algumas pessoas estão pedindo para tocá­la. E, quer saber? Estou amando. Eu e minha banda estamos ensaiando”, disse.
Há muito tititi em diversos fóruns e mesas de boteco e cada um defende uma teoria: alguns dizem que o Sabbath plagiou a Vanusa (o que não deixa de ser bizarro, mas vai saber), outros dizem que Vanusa plagiou o Sabbath, (parece que a banda tocava esse…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE CONTEÚDO MULTIMÍDIA, LIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cara, se foi plágio eu não sei. Mas que há muita semelhança nos acordes iniciais, ah, isso há! Aos meus velhos e surrados ouvidos de mais de 50 anos de rock and roll, independentemente das “coincidências”, os sons ainda arrepiam. Cá prá nós, a música cantada pela Vanuza, se na voz do Ozzy, é Sabbath puro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo