Artigos

Pedido ao Reitor – por Carlos Costabeber

Conheço famílias que vêm morar em Santa Maria, e a maioria se apaixona pela cidade. Afinal, apesar de interiorana, é bem cosmopolita. Temos saúde e educação de qualidade, boa segurança, custo de vida relativamente baixo e uma sociedade acolhedora. Desenvolvemos uma cultura em bem receber !

No entanto, as críticas se referem ao descuido com a cidade (limpeza, ruas e calçadas esburacadas, pichações, sinalização insuficiente), e a falta de áreas para lazer e prática de esportes.

Mas a cidade tem um local maravilhoso, que é o Campus da UFSM. Nos finais de semana, milhares de pessoas aproveitam as áreas verdes, quadras esportivas, academia ao ar livre, pracinhas, pistas de caminhada e ciclovia. Tudo é muito lindo, seguro e bem cuidado! Não se vê fumantes, lixo no chão, nem carros buzinando ou com som alto. Uma tranquilidade !

Só que existe algo que precisa ser corrigido. Justamente nos finais-de-semana, quando milhares de pessoas procuram o Campus, o Planetário está fechado, assim como o Jardim Botânico, o Museu, e até mesmo as lanchonetes.

A atual gestão da UFSM tem interesse em se aproximar cada mais da sociedade, e sou testemunha disso. Então, é preciso  disponibilizar (principalmente às crianças), sessões no Planetário, visitas ao Jardim Botânico e ao Museu. Sugiro também que se ofereça retretas com nossas bandas, shows artísticos com os professores e alunos. E tentar criar um Grupo Escoteiro dentro do próprio Jardim Botânico.

Veja, meu Reitor, que com um pouco de determinação, a UFSM pode interagir ainda mais com a comunidade. Estou certo de que as forças vivas da cidade e a iniciativa privada, se convocadas, se unirão nesse esforço. E bem que a Prefeitura Municipal poderia ser uma grande parceira, ajudando nas melhorias físicas que se fazem necessárias.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. concordo com a ideia do prezado colega, mas não podemos jogar toda responsabilidade nos ombros da UFSM na criação de espaços de esporte e lazer é muito cômodo para os gestores públicos que não estão nenhum pouco interessados na ocupação de nossos espaços públicos.

  2. Caro Carlinhos. Colega de docência na UFSM. Vejo com alegria teu pedido ao Reitor, para o funcionamento de setores como o Planetário, o Jardim Botânico e o "Museu". Sabemos que há problemas para o funcionamento como desejado pela comunidade, que dizem respeito à dificuldade de pessoal para dar o atendimento em dias e horários em que os servidores daqueles órgãos estão em seu descanso semanal. Com relação ao Jardim Botânico, do qual já fui Diretor, há um esforço para concluir obras que no futuro poderão permitir melhor receber a comunidade, tais como banheiros, laboratórios, herbário, etc… Estas obras estão em andamento e a administração da UFSM e do Centro de Ciências Naturais e Exatas, tem dado todo apoio para concretização em menor tempo possível. Infelizmente a Mostra de Biologia que era um local de ampla visitação durante a semana, por motivos diversos, que incluiu exigências de órgãos ambientais difíceis de serem cumpridas na forma como foram protocoladas, provocaram o fechamento recentemente daquele setor suplementar, o que é lamentável. O acervo de animais peçonhentos vivos, que gerava grande interesse nas visitações, pelo que se sabe, foi levado para a Fundação Zoobotânica em Porto Alegre e os animais taxidermizados (ditos "empalhados") estão lá em uma sala fechados à visitação neste momento até serem destinados. Torço para que tua proposta tenha receptividade junto aos gestores já que é um desejo antigo da comunidade. Fraternal abraço professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo