Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CongressoPolítica

POLÍTICA. Especialistas da UFSM, consultados pela Sedufsm, não enxergam um cenário de eleições gerais

sedufsm eleições geraisPor FRITZ R. NUNES (texto) e CLAUBER SOUSA (ilustração), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A realização de eleições gerais no país é uma hipótese que não tem a menor chance de prosperar, pois para implementar esse processo haveria necessidade de que se aprovasse uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com 2/3 de votos tanto na Câmara como no Senado Federal. E isso não parece ser do interesse da oposição. A opinião é do cientista político e professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM, Reginaldo Perez.

Everton Picolotto, sociólogo e professor do mesmo departamento, diz que a proposta de realização de eleições gerais representa um movimento pela defesa do voto direto, das eleições que elegeram a presidente e que deveriam ser respeitadas. Segundo ele, significa, ao mesmo tempo, uma recusa da “eleição indireta” que o impeachment pode proporcionar. Contudo, Picolotto também entende que dificilmente uma proposta dessas passará no Congresso Nacional, uma vez que precisaria de 2/3 dos votos para fazer a alteração constitucional, o que implicaria no encurtamento dos atuais mandatos.

Para Cleber Martins, também cientista político e professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM, em situações de crise política aguda surgem inúmeras possibilidades de resolução, visando à chamada “recuperação da legitimidade”. No entanto, assinala que qualquer saída fora do regramento legal (seja impeachment sem configuração de crime de responsabilidade, seja eleição fora do período estabelecido formalmente) abre as portas para supostas saídas casuístas e oportunistas. Na avaliação do professor, ou se defende a legalidade do processo político, com a respectiva manutenção das regras do jogo, ou se estabelece a fragilidade e a instabilidade permanente.

As opiniões acima foram manifestadas pelos três professores a convite da assessoria de imprensa da Sedufsm. Foram no total, quatro questões encaminhadas e respondidas através de mensagem eletrônica. Destacamos algumas dessas opiniões aqui, reunidas de forma sintética. Abaixo, ao final desse texto, a íntegra das questões e das opiniões.

Futuro do governo Dilma, do PT e da esquerda

Questionado sobre algumas análises de que o governo da presidente Dilma Rousseff teria acabado e de que o PT também poderia estar próximo do fim, Reginaldo Perez tende a concordar de que “é possível que o governo do PT tenha acabado”. Contudo, ressalta que “acho demasiado forte afirmar que o PT acabou, embora seja provável que vá sofrer perdas no futuro próximo”. Assevera ainda o docente que “o PT é um dos maiores e mais importantes partidos políticos brasileiros”.

Para Everton Picolotto, é inegável o fato de que o governo está em uma “situação cambaleante” e isso se deve a uma série de fatores, dentre as quais, a conjunção de crises na economia e na política e, ao mesmo, os desdobramentos da operação Lava Jato. O analista diagnostica também que o governo, além de não conseguir produzir mudanças que animem a economia, é alvo de diversas investidas de setores da oposição que não aceitaram o resultado das urnas de 2014, de traições dentro de sua base, da ação de setores do Judiciário que impendem até mesmo a posse de Ministros de Estado e de ataques sistemáticos da…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O “júri” para determinar se houve ou não crime de responsabilidade é o Senado. Todo o resto é mimimi, tentam deslegitimar as instituições para encobrir os mal-feitos.
    Não só a emenda constitucional (que também seria um casuísmo, não fosse não precisaria existir) é necessária. Também a lei orçamentária teria que ser modificada, o dinheiro tem que sair de algum lugar. Além disto, teriam que justificar o gasto no meio de recessão, de desemprego. Mais, dificilmente sairia junto com as eleições municipais, TSE é lento. Provavelmente sairia lá por maio ou junho do ano que vem.
    Alguém disse muito tempo atrás que brasileiro tem mania de farmacêutico, para tudo tem uma fórmula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo