Arquivo

Jornalismo. Gilson Piber reflete sobre jovens graduados, a Universidade e a própria profissão

”… O jornalismo sempre se preocupou com a qualificação dos seus quadros, desde  o momento dos autodidatas até o tempo atual, circunstância em que  os jovens que egressam da Universidade  são acolhidos pelo mercado para ocuparem as novas matrizes de funcionamento da mídia.

 

A formação universitária nunca vai repetir o que dela exige o mercado, e se equivocam aqueles que julgam que a universidade deve ser um apêndice dos mercados profissionais. Seu status é o de perseguir outros tempos, produzir reflexões e ensinamentos acerca  dos ofícios para os quais preparam ética, intelectual e humanisticamente futuros quadros a serviço da sociedade…”

 

Os parágrafos acima foram pinçados do artigo “Formar não é envelopar”, escrito por Gilson Piber, jornalista, radialista e professor do curso de Jornalismo da Unifra. É, também, mestrando em Ciências da Linguagem, que cursa na Unisul, em Santa Catarina. Piber é colaborador semanal deste sítio. Para ler o texto basta ir à caixa de “Artigos”, ao lado, para lê-lo na íntegra. Ele foi postado agora há pouquinho. Boa leitura!

 

EM TEMPO: o artigo é, originalmente, o discurso proferido na formatura da 4ª turma de Jornalismo da UNIFRA no dia 8 de agosto de 2008. Foi escrito a quatro mãos pelos professores Gilson Piber (paraninfo) e Antonio Fausto Neto (patrono).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo