Destaque

90 DIAS. É o prazo para que parceria público-privada garanta asfaltamento de via de acesso à Universidade

Reitor da Universidade, Paulo Burmann (com prefeito Cezar Schirmer e demais autoridades presentes): demonstração do papel que cada um tem num processo de construção coletiva – a UFSM, Prefeitura Municipal e a Urbanes Empreendimentos
Reitor da Universidade, Paulo Burmann (com prefeito Cezar Schirmer e demais autoridades presentes): demonstração do papel que cada um tem num processo de construção coletiva – a UFSM, Prefeitura Municipal e a Urbanes Empreendimentos

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Um ato realizado no final da manhã desta quinta-feira (29), em Camobi, marcou a celebração de uma parceria público-privada (PPP), que envolve a Prefeitura, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Urbanes Empreendimentos, para o asfaltamento da Estrada Sílvio Schirmer.

A via liga a BR 287 (Faixa Nova de Camobi) à UFSM, constituindo-se em alternativa para acessar a universidade. A obra, que já teve início, está orçada em cerca de R$ 2,8 milhões. A expectativa é de que o trecho de 1,9 quilômetro esteja totalmente asfaltado em noventa dias.

A cerimônia, realizada no início da Estrada Sílvio Schirmer, a partir da BR 287, contou com a presença do Prefeito Cezar Schirmer; do reitor da UFSM, Paulo Burmann; do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Fort; do diretor da Urbanes Investimentos, Hélio Militz; demais vereadores, secretários de município, pró-reitores, servidores municipais e federais, representantes de lideranças políticas e moradores da região.

Ao se pronunciar ao público o prefeito definiu o asfaltamento como um exemplo de construção coletiva. “Estamos viabilizando uma obra importante de mobilidade, que em outras circunstâncias não sairia do papel. O pouco de cada um constrói o muito de todos”, disse Schirmer. O prefeito agradeceu à UFSM e a Urbanes Empreendimentos pelo compromisso assumido.

“Estamos dando um exemplo que precisa ser perseguido por todos os santa-marienses. Essa parceria demonstra o quanto é importante diminuirmos o grau de conflito que existe na cidade e que muitas vezes atrapalha o desenvolvimento de ações que beneficiam a coletividade. Os municípios que crescem e se desenvolvem são aqueles que conseguiram diminuir esse grau de conflito. Esse é o caminho a ser seguido”, comentou Schirmer.

O reitor Paulo Burmann lembrou que a UFSM se recente de um acesso alternativo qualificado, que contribua com a mobilidade. “Essa obra tem um significado importante, pois demonstra o papel que cada um tem num processo de construção coletiva – a UFSM, Prefeitura e a Urbanes Empreendimentos. Aceitamos esse desafio de ajudar a viabilizar a obra sob o ponto de vista técnico, financeiro e político. Todos estão de parabéns”, disse o reitor.

O secretário de Município de Infraestrutura, Obras e Serviços (SMI), Tubias Calil, também destacou o papel da UFSM e agradeceu a parceria com a Urbanes Empreendimentos, que está construindo o Residencial Eco Village no trajeto da Estrada Sílvio Schirmer.

“Essa construção coletiva é um exemplo que se dá num momento de crise, quando os recursos estão cada vez mais escassos. É preciso inovar para encontrar alternativas. Essa parceria público-privada é um exemplo que precisa ser perseguido”, afirmou Tuibias.

Falando em nome da Urbanes Empreendimentos o empresário Hélio Militz enalteceu a união de esforços para vencer dificuldades. “É muito importante quando a gente vê o empenho de todos para que essa obra possa ser concretizada”, afirmou.

Nesse sentido o secretário Tubias afirmou que a Prefeitura está trabalhando outra iniciativa semelhante para o asfaltamento de outra via em Camobi. Trata-se da Rua João Franciscato, numa extensão de um quilômetro, desde a BR 287 até a Rua Antônio Gonçalves do Amaral.

“Já conversamos com representantes do Condomínio Terras de Santorini e nossa expectativa é de que essa nova parceria possa resultar no asfaltamento dessa via, que liga o Bairro São José à UFSM, desafogando a BR 287 e RSC 509, saindo, direto, na Avenida Osvaldo Cruz”, projetou Tubias.

Logo após o ato as autoridades percorreram o trecho já asfaltado da Estrada Sílvio Schirmer e acompanharam as obras em andamento na via.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir !
    Parabéns a UFSM , Prefeitura Municipal . Toda a obra que busque a melhoria no trânsito e facilite a mobilidade urbana será , sem dúvidas,merecedora do apoio de todos nós . Embora tenha sido tema de debate e discussão junto a Cacism ainda em 2013,2014 , está chegando a tempo de resolvermos muitos problemas de congestionamento para aqueles que trafegam no sentido cidade-campus. Acredito que a Cacism de fez presente registando ato tão importante .
    Fernando Maffini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo