PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Greve vem aí?, PP sai atrás de aliados para alavancar Cechin, governo em alerta na Câmara

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site

Progressistas segue firme na campanha de filiação. Último encontro da sigla ocorreu em Camobi. E agora começa a busca por um  candidato a vice

Poucos partidos estão se preparando tão bem para 2020 quanto o Progressistas. Desde que assumiu as rédeas da sigla, o presidente Mauro Bakof impôs um novo ritmo à tradicional agremiação. Nos últimos quatro meses, a legenda filiou 140 pessoas e registrou apenas duas desfiliações.

Com a nominata de pré-vereadores encaminhada, Bakof busca agora dialogar com outros partidos a fim de montar uma coligação forte para a Executiva. O sonho continua sendo uma candidatura do atual vice-prefeito Sérgio Cechin (PP).

“Ontem (segunda-feira) informamos nosso Diretório que agora começaremos a conversar com os demais partidos. Queremos sim o Cechin de prefeito. E agora temos um ano para nos estruturar para tal”, afirma Bakof.

O que chama atenção no trabalho de Bakof são as ações desenvolvidas em diferentes pontos da cidade e no interior. O presidente acabou com as pomposas reuniões da sigla no Plenarinho do Legislativo e levou os caciques do PP para as comunidades e distritos.

“Voltamos para o interior, bairros e vilas. Estamos conseguindo e logrando êxito. Todas nossas reuniões temos filiações e pessoas da comunidade assistindo”, avalia.

Um exemplo ocorreu na noite de segunda-feira (21), quando o PP reuniu cerca de 50 filiados em encontro do Diretório da sigla realizado na sede da Associação dos Moradores dos Residenciais Alto da Colina, Amaral e Santa Lúcia (AMPAR), em Camobi. No evento, foram registradas as filiações de Vilma Figueiredo e Hélvio José De Prá.

Volta que deu ruim!

A Administração Municipal acendeu o sinal de alerta na Câmara de Vereadores. Antevendo uma derrota na sessão de terça (22), o governo retirou da pauta de votação o projeto de lei que altera a estrutura administrativa do Poder Executivo (AQUI). O Site apurou que, pelo menos, três vereadores governistas votariam contra a proposta.

Um dos pontos polêmicos do projeto é a transferência da Habitação para a Secretária Desenvolvimento Social, o que aumentaria os poderes (e a exposição) do secretário da pasta, sobretudo, em um ano eleitoral.

Outro ponto sensível é a transferência da Defesa Civil para a Secretaria de Infraestrutura, que também beneficiaria politicamente o gestor da pasta.

Agora, o governo terá que reapresentar a proposta em algum momento que julgue mais propício à aprovação. Uma fonte do Site foi taxativa sobre o projeto: “é bom o governo se armar bem se quiser reapresentar e não passar vergonha”.

Agentes da segurança pública fizeram uma manifestação no Centro de Santa Maria contra o pacote do governador Eduardo Leite

Uma greve no fim do túnel

A mobilização promovida no Centro de Santa Maria, na tarde de terça, pelos servidores estaduais da Segurança Pública é o prelúdio de uma greve que se avizinha. O pacote de medidas em regras do funcionalismo, proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB), sofrerá forte resistências dos servidores.

No ato de terça, os agentes da Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, IGP e Bombeiros levantaram bandeiras contra a extinção dos avanços por tempo de serviço, o fim da incorporação de funções gratificadas à aposentadoria e aumentos de alíquotas previdenciárias.

Os educadores estaduais também estão insatisfeitos com as retiradas de gratificações e vantagens que serão redistribuídas no vencimento básico. A categoria entrará em greve 72 horas após Leite protocolar o pacote na Assembleia Legislativa.

A previsão é de que o governador envie à iniciativa para o Parlamento ainda esta semana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tenho a alegria e a satisfação de participar desses encontros, onde percebo a animação e a esperança renovada no Progressistas. Parabéns aos Progressistas e ao nosso Presidente Bakof.

    Dr.Miller.

  2. Meu amigo Bakof
    Sempre foi um lutador , desde os tempos de movimento estudantil, merece todo reconhecimento pelo trabalho.
    Grande irmão ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo