Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Batendo um papo sobre esclerose múltipla – por Luiz Roese

roeseO hall de entrada do Royal Plaza Shopping foi o cenário de um bate-papo muito legal sobre esclerose múltipla na tarde desta quarta-feira. O evento marcou o Dia Mundial de Esclerose Múltipla em Santa Maria.

Dezenas de pessoas deram uma paradinha para ouvir o relato de portadores da doença: o casal Bruna Rocha Silveira, do Blog Esclerose Múltipla e Eu, Jota Santos Jr do Blog do Jota, dos Amigos Múltiplos por Esclerose (AME); o cartunista Rafael Corrêa, autor do Memórias de um Esclerosado; e eu, um jornalista recém-diagnosticado em abril.  Além deles, também participou do evento a professora Vanessa Medeiros, do Curso de Terapia Ocupacional da Unifra.

O bate-bapo foi mediado pela radialista Márcia Denardin, da Rádio Guarathan e do blog Vivendo Além da Esclerose e também portadora de esclerose múltipla (EM).

Foi uma conversa bem informal, onde cada um dos portadores de EM fez um relato sobre como foi diagnosticado e como segue sua vida, com algumas limitações. Os casos de Bruna, diagnosticada em plena adolescência e deste jornalista, que teve a doença diagnosticada após apenas cinco meses, são exceções.   Em grande parte dos casos, às vezes são anos até que se chegue a um veredicto.

Mas o que mais importou no bate-papo foram os relatos dos esclerosados que seguem tocando suas atividades profissionais, adaptando-se à doença. A EM é incurável, mas atualmente existem tratamentos que possibilitam uma boa qualidade de vida aos portadores. Por vezes, a EM pode até limitar, mas não impede de fazer as coisas. Eu, por exemplo, seguirei escrevendo aqui.

O importante é sempre buscar informações e, se possível, tentar o diagnóstico o mais cedo possível.  É muito possível viver com esclerose. E até engravidar, como nos contou a gestante Bruna, participante do bate-papo.

O evento, promovido pelo  blog Vivendo Além da Esclerosr e e pelos Amigos Múltiplos por Esclerose (AME),  teve uma canja musical dos talentosos Janu Ubert e Renato Mirailh.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que ilustra este texto é da jornalista Marilice Daronco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo