Destaque

CÂMARA. A criançada assume o plenário, discursa e apresenta seus projetos. São os vereadores mirins

Os vereadores mirins, professores e os adultos: confraternização, sim, mas também muita pauta político-administrativa
Os vereadores mirins, professores e os adultos: confraternização, sim, mas também muita pauta político-administrativa

Por KAROHELEN DIAS (texto) e ANDRESSA FOGGIATO (foto), da Assessoria de Imprensa da Câmara

Na tarde desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Vereadores realizou a primeira edição do Projeto Vereador Mirim, com as escolas do município de Santa Maria. O encontro simulou uma Sessão Plenária Ordinária, onde os vereadores mirins colocaram à disposição as demandas das suas localidades.

O projeto é uma Resolução Legislativa instituída no âmbito do Município de Santa Maria, de responsabilidade da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O programa foi implementado com a adesão das escolas públicas municipais e abrange os estudantes do 6º ao 9º ano, devidamente matriculados e com frequência regular.

A atividade busca levar conhecimento sobre o funcionamento da Câmara, fazendo com que os alunos instituídos como Vereadores, apresentem sugestões para solucionar as demandas do município.

Durante a atividade os alunos realizaram a entrega dos diplomas expedidos pelas Escolas ao Presidente da Câmara, também realizaram a prestação do compromisso legal dos Vereadores Mirins e a simulação da Eleição da Mesa Diretora.

Após a Ordem do Dia, iniciou-se o Período das Comunicações quando todos os Vereadores Mirins usaram a palavra por 03 minutos cada um. Os parlamentares entregaram requerimentos ao Presidente Mirim solicitando a este que faça os devidos encaminhamentos, bem como encaminhamento de Moções de Congratulações a escolas, e professor pelas atividades educacionais e culturais realizadas.

Acompanhe a baixo como aconteceu a primeira Sessão Ordinária do Vereador Mirim, 11 de maio de 2016

Para compor a mesa de posse estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Carlos Ávila, a parlamentar Sandra Rebelato, a secretaria de Educação do Município, Silvana Guerino e os idealizadores do projeto, ex-vereadores, Osvaldo Severo e Sirlei Dalla Lana.

Inicialmente os alunos entregaram os diplomas de posse e prestaram compromisso de pose como Vereador Mirim para atuar no mandato dentro do município de Santa Maria.  Os novos vereadores mirins realizaram as eleições para a escolha da chapa que assumiu a presidência. Posteriormente a nova mesa foi composta pelo presidente, vereador mirim, Samuel Silva, vice-presidente, Josiel Dutra, 1ª secretária, Selma Dias e 2ª secretária Samanta da Rosa.

TRIBUNA LIVRE

Nesta sessão a oradora, Isis Moraes Zanardi, representando o Centro Universitário Franciscano, para apresentar a Cartilha da Cidadania. “ A democracia é a união de todas as nossas vozes. Precisamos discutir sobre a capacidade de exercer a democracia em busca de um futuro melhor. Participando ativamente e discutindo o que é melhor para a comunidade”, ressaltou Isis.

Alessandra Gassen- solicitou o asfaltamento em frente a EMEF Dom Antônio Reis e destacou também as principais dificuldades encontradas na instituição “Precisamos de uma atenção com a falta de iluminação pública em frente a nossa escola. Nossa rede elétrica é antiga e corremos risco de queda de luz e curtos circuitos diariamente. O pátio da escola também precisa de providencias é pequeno e não demanda grandes gastos. Para o poder público o que falta mesmo é interesse em arruma-lo”, destacou Alessandra.

Diego Machado– falou sobre o alagamento no Bairro Tomazetti e a falta de infraestrutura na EMEF Ione Medianeira Parcianello “Venho nesta tribuna solicitar uma drenagem em nossa instituição. A falta de fiscalização do Poder Executivo nos mostra o quanto estamos sofrendo com sem a atenção dos órgãos competentes. Com as chuvas perdemos livros e materiais escolares que nem mesmo o tempo pode recuperar”, mencionou o parlamentar mirim.

Erick Ferreira- destacou a precariedade das estradas no Distrito de Santa Flora. “ Nosso Distrito é importante para a nossa cidade. Precisamos de infraestrutura em nossas estradas. Em dias de chuva as estradas ficam intransitáveis”, disse Ferreira.

Felipe Friedrich-  mencionou sobre a instalação de ar condicionados nas salas de aula da Escola Sergio Lopes.

Gabriel Pinheiro– falou sobre a preocupação com a Ponta sobre o Arroio Cadena, localizada no Bairro Renascença.

Giuliano Gomes- agradeceu a oportunidade de participar do projeto como Vereador Mirim da Câmara Municipal de Vereadores.

Josiel Dutra- solicitou providencias na localidade do Passo da Capivara. “ A iluminação é um grande problema em nossa localidade. Nosso colégio também precisa de reparos especialmente a ponte que passa pela nossa escola”, destacou Dutra.

Maxwel Ribeiro solicitou uma moção de congratulação a vice-diretora da EMEF João da Maia Braga pelo carinho e distinção.

Mauricio Alves– solicitou a construção de um refeitório e a reforma da pracinha da EMEF Maria de Lourdes Bandeira Medina. “ São brinquedos estrados e enferrujados. Precisamos de parcerias para ativar o espaço de lazer da nossa comunidade. Patrimônio público é de todos ”, disse Alves.

Murilo do Amaral–  solicitou um projeto de lei para homenagear a secretaria escolar com a criação do Dia Municipal da Secretaria Escolar para ser acrescentado no calendário do município.

Rafael Copetti– mencionou sobre a precariedade da Ponte sobre o Arroio Cadena e a preocupação com os riscos de assalto e falta de iluminação.

Rauane da Silva– reivindicou a ampliação do prédio na EMEF Santa Flora. “ Pedimos especialmente atenção afim de melhorar as condições de atendimento aos alunos da nossa escola. Já procuramos os órgãos do município para agilizar o processo de ampliação”, disse Silva.

Rodrigo Pessoa– pediu providencias para a EMEF José Paim de Oliveira, com a criação de uma área coberta para os alunos e professores.

Samanta Matias– solicitou uma Moção de Congratulação a Escola Fundamental Sergio Lopes, devido ao trabalho educacional com os alunos.

Samuel da Silva– solicitou uma Moção de Congratulação ao Grupo Gaudérios do Asfalto, devido as ações de serviço comunitário.

Selma Ester Berger– falou sobre a importância da participação das crianças no projeto Vereador Mirim.

Sarah da Costa Leal– solicitou um pedido de providencias ao poder executivo para a pavimentação asfáltica na rua Vitorio Palesse. “A rua encontra-se repleta de buracos e pedras e nem mesmo o ônibus passa pela rua. É um descaso do Poder Público com a comunidade”, destacou.

Tamires Libraga–  falou sobre a falta de iluminação pública no Bairro Renascença.

Vitória Docorne–  solicitou a contratação de um técnico de enfermagem no posto de saúde no Distrito de Santa Flora.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI (no Feicebuqui).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Muito boa ideia, temos que preparar as crianças para uma vida profissional e política, não necessariamente para serem eleitos a cargos públicos, mas sim, para participarem e terem ciência que seu dia a dia profissional e social já é ser político, terem ciência da sua importância para toda sociedade e para uma administração publica competente independente de suas funções ou cargos.
    São nossa esperança, são nosso futuro, são a nova geração que não pode ser perdida, já que minha geração e a anterior a ela estão em séria crise de valores e comprometimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo