CÂMARA. A homenagem a ilustres santa-marienses. E muita emoção com as lembranças de Paniz e Manica
A partir das 7 da noite desta quinta, acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores. Acontece a mais tradicional e importância distinção entregue pelo parlamento santa-mariense, a ilustres figuras da comunidade. Neste ano, serão premiados o Cidadão Santa-mariense, o advogado Daniel Tonetto; o Cidadão Benemérito, Luiz Gonzaga Binato de Almeida; o Vereador Emérito, hoje desembargador Sérgio Miguel Achutti Blates, e também haverá a entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança e grande incentivadora da Economia Solidária.
Mas esse não é o único evento a marcar a “Semana da Câmara”, que ocorre sempre no início de maio. Na segunda-feira, quando tudo começou, o ambiente do Palacete da SUCV se viu tomado pela emoção, como é possível conferir no material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Joyce Noronha, com foto de Gabriel Haesbaert. A seguir:
“Semana da Câmara inicia com emoção…
…Com momentos marcantes e de emoção, o Poder Legislativo fez a abertura da Semana Municipal da Câmara de Vereadores de Santa Maria, ontem. As atividades iniciaram com o descerramento da fotografia do ex-presidente da Casa Sérgio Cechin (PP)pelo exercício da função no ano passado. O atual presidente, Luiz Carlos Fort (PT), abriu a solenidade declarando que Cechin “primou pela gestão transparente e participativa”.
Cechin, que também foi presidente do Legislativo em 2001 e está no sexto mandato parlamentar, disse que quando mais jovem se preocupava mais com os bens materiais, mas com o passar dos anos, aprendeu a valorizar outras coisas mais importantes. “À medida que o tempo vai passando, me preocupo mais com a espiritualidade e valorizo o convívio com as pessoas. A Câmara me faz bem e fico feliz de estar aqui”, destacou.
GIOVANI MANICA
Em seguida, Fort convidou todos a passarem para a Sala de Novos Talentos, onde os parlamentares fizeram uma homenagem ao ex-vereador Giovani Manica (PP), que morreu no dia 21 de abril deste ano, em acidente de carro.
O vereador Werner Rempel (PPL) fez a leitura do quadro que apresenta a Missão, Visão e Valores da Câmara. Sandra Rebelato (PP) comenta que quando foi presidente da Casa, em 2011, recebeu um documento com um trabalho não finalizado de Manica que, junto a outros vereadores daquela legislatura, elaborava estes três pontos do Legislativo Municipal. Sandra decidiu concluir o processo durante sua gestão. “Por isso não há maneira melhor de homenageá-lo do que apresentando Missão, Visão e Valores desta Casa”, declarou.
ERONY PANIZ
Outro ex-vereador homenageado foi Erony Paniz, que morreu em 2014. A antessala da Presidência agora leva o nome dele. A esposa de Paniz, Janete, e o filho Erony Paniz Júnior se emocionaram com a solenidade. Janete agradeceu a homenagem em nome da família. Paniz Júnior, que é secretário de Esporte e Lazer, disse seguir os ensinamentos que o pai deixou. “Ele fez muito pela cidade e sempre nos conduziu a isso”, disse.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.