Destaque

CONJUNTURA. Qual a possibilidade de atuação do Supremo, na atual fase do pedido de “impeachment”

Supremo (na foto, de arquivo, o plenário da Corte) teria condições de agir agora e paralisar o processo, entendem os articulistas
Supremo (na foto, de arquivo, o plenário da Corte) teria condições de agir agora e paralisar o processo, entendem os articulistas

Por EUGÊNIA AUGUSTA GONZAGA e PAULO PIMENTA (*)

Como se sabe, o Impeachment é um juízo jurídico-­político e cabe ao Senado Federal o pronunciamento jurídico sobre a caraterização do fato imputado como crime de responsabilidade. Ninguém nega, todavia, que podem existir casos teratológicos, em que há uma perseguição política ao governante e fundadas dúvidas sobre a questão jurídica de fundo.

Nestas hipóteses, abre-se um espaço de atuação para o Supremo Tribunal Federal, pois nenhuma lesão ou ameaça de lesão a direito pode ser subtraída da análise do Poder Judiciário, de acordo com o artigo 5º, XXXV, da CF/1988.

O AGU José Eduardo Cardozo vem citando insistentemente um estudo feito na Universidade de Cambridge (Aníbal Pérez-Liñán, O Impeachment Presidencial e a Nova Política de Instabilidade na América Latina, de 2007), onde se descreve que “após os regimes militares na América Latina, a opção foi por golpes não violentos, travestidos de impeachment”. O Brasil, na visão de vários especialistas, é mais um candidato a entrar neste rol, pois o que está havendo é uma grave crise política, não existindo justa causa para o atual pedido de Impeachment. Logo, trata-se de hipótese que permite a análise do Poder Judiciário mesmo sobre o mérito do pedido.

Com base nesse entendimento, a questão foi levada ao STF no âmbito do Mandado de Segurança n. (MS) 34131, que teve por relator o Ministro Edson Fachin, interposto pelos Deputados Federais Paulo Teixeira e Wadih Damous. A ordem foi denegada sob o fundamento de que a fase instaurada perante a Câmara não tem o condão de produzir qualquer lesão ou ameaça de lesão a direito, pois cabe apenas ao Senado tomar as decisões que terão consequências para o mandato da Presidenta.

Muito bem. Se tivesse atuado naquela oportunidade, talvez o STF tivesse evitado a lesão que a Câmara dos Deputados causou a si mesma e ao Estado brasileiro. A votação do dia 17.04.2016 revelou que ali foi realizado um juízo exclusivamente político, não fundado em questões técnicas. A repercussão daquela votação na imprensa internacional foi terrível para o país. Houve até mesmo deputado que fez apologia a autor de crime contra a humanidade, que o Brasil comprometeu-se perante outros países a coibir.

Mas, de fato, aquela votação não gerou danos diretos ao mandato e às políticas de governo. O cenário de agora, ao contrário, leva à nítida conclusão de que a denúncia será aceita no Senado. O relatório apresentado nesta quarta-feira (4), pelo Senador Antônio Anastasia, vai exatamente nesta direção. Portanto, não há quaisquer dúvidas sobre a existência de concreta lesão ou ameaça de lesão a ensejar o imediato pronunciamento do Poder Judiciário.

Muitos juristas e políticos, entretanto, dizem que não, pois o afastamento da Presidenta seria apenas uma consequência lógica (e não definitiva) da instauração do procedimento de Impeachment e um pronunciamento do STF neste momento significaria subtrair do Senado a sua competência para julgar o pedido de Impeachment.

Porém, há um “periculum in mora” evidente e que deve ser considerado pelo STF para que atue exatamente nesta fase anterior ao recebimento da denúncia. Fora toda a turbulência política que está paralisando o país e só vem se agravando, as repercussões internacionais já citadas negativas para o Brasil, há fatos gravíssimos que irão se concretizar a partir deste afastamento “provisório”.

Um deles é o de que estaremos diante da situação inadmissível de se ter uma Presidenta afastada acusada de meras irregularidades administrativas, para que assumam dois políticos que sequer teriam suas candidaturas aprovadas a partir de uma análise da Lei da Ficha Limpa. E isto ainda não é o mais grave.

O substituto da Presidenta é claramente opositor ao governo. Mesmo para essa fase provisória, ele irá nomear um novo conjunto de ministros e já anuncia que irá governar de acordo com o plano de seu partido e dos partidos que o apoiam, e não de acordo com o plano de governo do partido eleito. Isto significa que todos os projetos e políticas em andamento, que foram fundamentais para que este governo tivesse sido eleito pela maioria da população brasileira, serão paralisados ou substancialmente alterados.

Sendo assim, nos parece que há razões suficientes e urgentes para que o STF seja imediatamente provocado a se pronunciar e paralisar de vez o grave quadro político que se desenvolve no país.

(*) EUGÊNIA AUGUSTA GONZAGA, Procuradora Regional da República, Presidenta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e

(*) PAULO PIMENTA, Deputado Federal, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, coautores de pedido de cassação do Deputado Jair Bolsonaro

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Que o STF pode ser provocado não existe dúvida. Só que, pelo que foi decidido por lá até agora, só sé manifestam a respeito de procedimento, não entram no mérito, seguem o que foi decidido no caso Collor.
    Substituto da presidente é opositor? Jango não era do mesmo partido que Jânio. Itamar divergia frontalmente de Collor, saiu do PRN e voltou para o PMDB.
    Os dois nomes seguintes na linha de sucessão não teriam seus nomes aprovados pelos critérios da lei da Ficha Limpa? Esta análise, se prejuízo houver, se empecilho houver, tem que ser feita pelo judiciário quando e se chegar a hora.
    Parte jurídica é fácil. Pedaladas foram atrasos de repasses do governo a bancos públicos, deixaram de pagar em 2014 e foram quitar a dívida só em 2015. Outros atrasos ocorreram na equalização dos juros do crédito agrícola. Mas o pior foram os decretos. Lei de diretrizes orçamentárias previa que os decretos de créditos suplementares dependia de licença do Congresso. Não havia licença, a edição dos decretos foi abuso de autoridade, foi usurpada a prerrogativa de outro poder. Um abraço pro gaiteiro. Se vai dar alguma coisa depende de conjuntura política. O resto é mimimi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo