CULTURA. Cidade ganhará o Sobrado Centro Cultural. Tudo graças à TV OVO e ao idealismo de um jornalista
Por RODRIGO RICORDI (texto) e GABRIEL HAESBAERT (fotos), na versão online de A RAZÃO
Na manhã desta quinta-feira, a TV OVO recebeu convidados, autoridades e imprensa para a cerimônia que firmou a doação do sobrado, que fica na esquina entre as ruas Floriano Peixoto e Ernesto Beck, pelo jornalista Marcelo Canellas, à entidade. Após a assinatura do ofício, os arquitetos responsáveis pelo projeto base da obra apresentaram como vai ficar o local após o término da restauração.
O futuro Sobrado Centro Cultural, que será gerenciado e ocupado pela TV OVO, terá dois prédios. Um que vai manter, segundo os arquitetos Daniel Pereyron e Clarissa Pereira, ao máximo a estrutura original do casarão, que terá dois pavimentos, com espaços para exposições e cineclube. E um prédio, onde é hoje o galpão, que terá quatro pavimentos contendo salas de aula, ilhas de edição, estúdios de TV e cinema, estúdio de áudio e outras atividades culturais. No exterior a previsão é de espaços verdes de convivência e circulação, com café. Na ocasião, foi entregue pela prefeitura municipal, a carta de aprovação do projeto base. Durante a apresentação, não foram dados nem a previsão para início das obras e nem valores previstos para a revitalização do local.
Canellas falou sobre a iniciativa de ceder a imóvel para o grupo, para unificar a história do poeta Evandro Ribeiro, que construiu a casa, em 1916, e o projeto de continuidade cultural do prédio. “Isso só é possível porque eu e os meninos somos acometidos pela mesma doença, temos a mesma enfermidade, a mesma experiência alucinógena de olhar para uma ruína e enxergar uma casa fervilhando de gente, consultando uma biblioteca virtual, acessando o museu da imagem e do som, participando de exposições, de recitais, apresentações de teatro. A gente consegue, nessa nossa alucinação, olhar para o galpão anexo e enxergar o prédio que vai subir e que vai abrigar ilhas de edição, estúdio de televisão, cinema, salas de aula e oficina, que vão recuperar e manter a tradição e a verdadeira vocação da TV OVO de formar jovens da periferia e oferecer esperança para eles”, disse em seu discurso. Canellas também ressaltou a importância do apoio da comunidade santa-mariense para que o projeto se concretize. “Estou muito feliz de passar este imóvel para eles e dar início a um sonho que temos certeza que vai se realizar. Esse sonho só vai ser possível se a comunidade abraçar junto com a gente”, finalizou.
A atual coordenadora geral da TV OVO, Neli Mombeli, agradeceu a Marcelo e ressaltou a importância do local. “A gente só pode realizar coisas e realizar bem, quando a gente tem um lugar. Agora a gente tem esse lugar, onde a gente pode ter a confiança de que vai ficar lá para poder trabalhar, já mudamos tantas vezes nesses 20 anos. Isso nos dá a perspectiva de seguir sempre em frente”, disse a jornalista.
O idealizador da TV OVO, Paulo Tavares, fez um discurso emocionado, falando sobre a união e força de vontade de todos os que já passaram e ainda estão integrando a equipe da TV OVO. Usando a analogia do crescimento de uma árvore, consagrou o ato como a realização de um sonho. “Têm que ter sonhos e ser sonhos, viver com raízes firmes, mas, também precisa ser semente para voar e viajar pelo mundo, cultivar outros solos. E quando o vento soprar, lhe trazendo novamente ao seu chão, possa semear-se, transformando e renovando os próprios sonhos. A TV OVO é assim e, consequentemente, cada um que faz parte da nossa equipe também o é. E deve continuar sendo. Temos que ser assim, ser árvores, raiz, flor e folha. E ser semente, que impulsionada pelo vento, fecunda o quintal de Santa Maria. Quer dizer um muito obrigado ao Marcelo Canellas, por ser o nosso vento. E que aqui se edifique o nosso viveiro de sonhos”, declarou Tavares não conseguindo esconder a emoção.
PARA LER A ÍNTEGRA, E VER OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.
Oficina de Video Oeste. Iniciativas como esta só merecem elogios.