CulturaEducaçãoPrefeitura

CULTURA. “Ônibus da Leitura” foi apresentado aos santa-marienses neste sábado. Receita doou o veículo

Em suas visitas aos bairros, o veículo transformado em “ônibus da leitura”, vai levar contação de histórias, prática de xadrez, música, vídeos educativos e outras iniciativas ligadas à literatura. O cronograma será divulgado em breve, pela secretaria de Educação
Em suas visitas aos bairros, o veículo transformado em “ônibus da leitura”, vai levar contação de histórias, prática de xadrez, música, vídeos educativos e outras iniciativas ligadas à literatura. O cronograma será divulgado em breve, pela secretaria de Educação

Por ANA BITTENCOURT (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Uma iniciativa ousada e inovadora foi apresentada aos santa-marienses na manhã deste sábado (21), na Praça Saldanha Marinho. Trata-se do “Ônibus da Leitura”, uma espécie de biblioteca sobre rodas que vai levar a diferentes pontos de Santa Maria atividades para despertar a curiosidade e a paixão pelos livros. O veículo itinerante integra o programa Leitura do Coração, desenvolvido pela Secretaria de Município da Educação (Smed) e voltado a disseminar a leitura nas escolas de Rede Municipal de Ensino (RME).

A solenidade de lançamento do projeto reuniu autoridades, alunos, professores e diretores de escolas, poetas e escritores da Academia Santa-mariense de Letras e Casa do Poeta de Santa Maria. O ato contou com apresentação do coral Illumina, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e da Banda da Brigada Militar.

Em seu pronunciamento, o prefeito Cezar Schirmer homenageou a equipe da Smed pela iniciativa, destacando os demais projetos desenvolvidos pela pasta, como o Malhando o Cérebro, Matemática em Ação e o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). “Estes projetos e programas representam o investimento na educação das crianças, contribuindo na formação do caráter e preparando nossos jovens para o exercício da cidadania”. O chefe do Executivo enfatizou que o Ônibus da Leitura é mais um instrumento de incentivo ao hábito da leitura. “Este veículo representa mais uma forma de atrair s crianças para a leitura, para o aprendizado e para a cultura”, concluiu.

A secretária de Educação, Silvana Guerino, definiu o momento como a realização de um sonho construído a muitas mãos entregue aos 19 mil alunos da RME. “Agradeço ao incentivo do prefeito Schirmer pelo apoio à nossa proposta educativa, temos um gestor que acredita na educação para mudar o futuro das nossas crianças e na sociedade. Nosso sentimento é de gratidão”.

Biblioteca itinerante vai visitar diferentes comunidades

O veículo que se transformou em Ônibus da Leitura foi entregue à Prefeitura de Santa Maria por meio de uma doação da Receita Federal ao Programa Municipal de Educação Fiscal, coordenado por Rosaura Vargas. Remodelado e personalizado, o veículo foi adaptado e se transformou em uma biblioteca itinerante que vai levar leituras e atividades para comunidades de Santa Maria.

O Ônibus da Leitura está equipado com som, aparelho de DVD, microfone e televisão. O espaço antes utilizado como guarda volumes foi transformado em estante de livros. Em suas visitas aos bairros, o veículo vai levar às comunidades contação de histórias, prática de xadrez, música, vídeos educativos e outras iniciativas voltadas à leitura. A Smed também tem intenção de realizar visitas guiadas a espaços culturais da cidade, destinadas aos alunos da RME. O cronograma de visitas do Ônibus da Leitura está sendo finalizado pela SMED e deve ser divulgado em breve…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo