EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. UFSM trabalha para elaborar Plano de Desenvolvimento Institucional para a próxima década

Comprometer o Plano de Desenvolvimento com o crescimento da instituição. Essa é a ideia central do documento em elaboração na UFSM
Comprometer o Plano de Desenvolvimento com o crescimento da instituição. Essa é a ideia central do documento em elaboração na UFSM

Por ANDRESSA MOTTER, da Agência de Notícias da UFSM (com foto de Reprodução)

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que identifica e norteia o que é desenvolvido em uma instituição de ensino. Diz respeito à filosofia de trabalho, à missão e às atividades acadêmicas realizadas ou pretendidas. Desta forma, serve de base para o planejamento como um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros de ensino, departamentos e programas. Além disso, é o instrumento que o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos de controle utilizam para avaliar a instituição.

A partir da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o MEC introduziu como parte integrante do processo avaliativo das instituições de ensino superior (IES) o seu planejamento estratégico, sintetizado no que se convencionou denominar de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O documento “Diretrizes para elaboração do PDI”, da Secretaria de Educação Superior, de dezembro de 2004, apresenta orientação geral contendo os eixos temáticos essenciais que devem compor um PDI.

Dentre eles, está missão, objetivos e metas da instituição; projeto pedagógico; cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos; indicação de eventuais inovações consideradas significativas; perfil do corpo docente; organização administrativa da instituição; infraestrutura física e instalações acadêmicas; oferta de educação a distância; e oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado.

A Universidade Federal de Santa Maria trabalha na elaboração de seu quarto PDI. O documento estabelecerá as metas e rumos da instituição de 2016 a 2026.

Dentre os desafios a serem vencidos e os serviços a serem aprimorados estão a internacionalização; educação inovadora, transformadora e com excelência acadêmica; inclusão social; desenvolvimento local, regional e nacional; e gestão ambiental.

O primeiro PDI

O primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM vigorou no período de 2001 a 2005. O trabalho foi coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento.

O documento oficial, publicado em agosto de 2002, foi elaborado a partir da metodologia prevista na Portaria n. 1.466, de 12 de julho de 2001, e na ferramenta de Planejamento Estratégico adotada na época pela gestão da UFSM.

As definições do primeiro plano surgiram em reuniões dos gestores da administração central, que estabeleceram a missão, a visão de futuro e os valores da UFSM, bem como os objetivos estratégicos para o período.

Os resultados da avaliação institucional do Programa de Qualidade e Avaliação da UFSM, criado pelo Comitê Universitário, também foram usados como diagnóstico para o estabelecimento das metas deste e dos PDIs seguintes. Tal programa, vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor, foi instituído pelo parecer n. 015/99, de 28 de abril de 1999.

O Programa de Qualidade e Avaliação da UFSM propôs uma sistemática que contemplou duas ações básicas. Por um lado, previu a existência de um Comitê Estratégico responsável pela criação de uma estrutura de planejamento institucional, por coordenar o posicionamento estratégico da UFSM diante do ambiente e por sustentar as ações da administração superior. Por outro, visou incrementar a sistemática de aperfeiçoamento da rotina administrativa e acadêmica através da criação de uma Comissão Executiva de Avaliação Institucional e do Grupo Técnico de Apoio à Qualidade, coordenados pelo Comitê Estratégico.

Dentro desses parâmetros, os primeiros resultados já surtiram efeito, por meio da avaliação interna do ensino de graduação da UFSM, ocorrida em 1999 e 2000.

O segundo PDI

O segundo PDI, que estabeleceu as metas da Instituição entre 2006 e 2010, foi publicado oficialmente em abril de 2008. Assim como o primeiro, foi elaborado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento.

A metodologia adotada previa a realização, em março de 2006, de um seminário de planejamento da gestão 2006-2009. O evento tinha como propósito elaborar o plano de gestão da UFSM para aquele período, e contou com a participação dos dirigentes das unidades e subunidades da administração central da UFSM.

Durante o seminário, a gestão apresentou as propostas de diretrizes, indicadores, metas e ações para os quatro anos seguintes. Ainda houve a formação de grupos de trabalho constituídos por membros de áreas relacionadas, que discutiram e apresentaram para o grande grupo seus objetivos e planos de ação.

As decisões tomadas foram encaminhadas à Pró-Reitoria de Planejamento, que as expôs à administração central. A consolidação das metas e rumos para o período entre 2006 e 2010 se deu após aprovação por parte do Conselho Universitário.

O Plano de Gestão 2006-2010, que originou o segundo PDI, apresentou uma visão geral da Instituição, demonstrando suas políticas de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa; de extensão; de atendimento aos discentes; de práticas de educação a distância e de educação inclusiva.

O terceiro PDI

O terceiro PDI, vigente de 2011 a 2015, foi elaborado partindo da análise da documentação básica exigida pelo MEC para avaliação da Universidade.

Para o desenvolvimento e elaboração deste PDI, buscou-se a participação de diversos segmentos da comunidade universitária e também da sociedade. Foram realizadas ações que ampliaram o diálogo e a integração com a comunidade, tornando a construção do documento participativa. Para tanto, foram promovidos seminários, painéis e visitas técnicas, com exposição de relatos e experiências por parte de membros da UFSM e de outras universidades.

O processo pode ser sintetizado em três fases: busca de conhecimentos e trocas de experiências com outras IES, como as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), do Mato Grosso do Sul (UFMS), dentre outras; sensibilização da comunidade universitária; e processo de elaboração do documento oficial do PDI. Em todas as fases, houve a participação de gestores, servidores, estudantes e comunidade externa.

Durante o período de elaboração, foi criada a marca do PDI e preparada a campanha de divulgação do documento.

A Resolução n. 004/2016, de 11 de janeiro de 2016, aprovou o aditamento ao PDI 2011-2015 da UFSM, ficando prorrogado o prazo de vigência até o início do segundo semestre letivo de 2016. O PDI 2011-2015 pode ser acessado aqui.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo