Eleições 2016Política

ELEIÇÕES 2016. E então, quem quer ser prefeito? Parece que poucos. Mas Santa Maria vira a exceção

Santa Maria, muito provavelmente por conta do ineditismo da possibilidade de segundo turno, está assanhando partidos e políticos. De maneira que um punhado de pré-candidatos já se põe na lida eleitoral. E também aqui o prefeito está impedido legalmente de concorrer, eis que é reeleito e não poderia disputar um terceiro mandato.

Dito isto, parece que a regra é oposta. Isto é, quem é prefeito não quer se reeleger. E dá como principal argumento a crise financeira. Pelo menos um terço deles, na região central, garante isso, conforme interessante material produzido pelo Diário de Santa Maria e disponível na sua versão online. Vale conferir a reportagem assinada por Marcelo Martins. As fotos são do Feicebuqui. A seguir:

Reeleição está fora dos planos de um terço dos prefeitos… 

Valerio Trebien, de Agudo, é um dos que decidiu não concorrer à...
Valerio Trebien, de Agudo, é um dos que decidiu não concorrer à…

… A crise financeira que assola o Estado e o país faz com que os prefeitos tenham de conviver com repasses cada vez mais minguados por parte dos governos federal e estadual. Os cortes de recursos e a demora na liberação de verbas têm levado os prefeitos da região a reverem suas pretensões políticas. 

Em ano de eleição municipal, cerca de um terço dos gestores que poderiam buscar a reeleição na região de abrangência do Diário, afirmam que devem desistir em função das limitações financeiras. 

Uma situação inusitada em comparação com pleitos anteriores, quando a reeleição era o caminho natural de quase a totalidade dos prefeituráveis. O “Diário” fez um levantamento nas 39 cidades da região. Em 28, os mandatários poderiam candidatar-se à reeleição.
Porém, oito deles adiantaram que seus nomes não estarão na urna eletrônica em outubro, sendo que cinco deixaram claro à reportagem que a motivação pela desistência é uma só: a inviabilidade financeira dos municípios. 

...reeleição. Já Roque Montagner, de São Gabriel, tentará se reeleger
…reeleição. Já Roque Montagner, de São Gabriel, tentará se reeleger

E o número pode aumentar, já que entre os indecisos há mais cinco gestores. Se eles não concorrerem, serão 10 chefes dos Executivos longe das urnas. O recorte regional vai ao encontro do estudo da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do mês passado, que mostra que dos 152 prefeitos habilitados, 51 decidiram não participar da eleição (cerca de 33%).

Entre os que decidiram sair dos holofotes do poder está o prefeito de Agudo, Valerio Trebien (PMDB). Com um orçamento de R$ 49 milhões, resume o drama:

– Estamos no fio da navalha. 

Status ficou no passado

A mudança de planos evidencia uma alteração de comportamento e uma preocupação com o ônus do cargo, diz o cientista político e professor da Unipampa Guilherme Howes

Ele recorda que, até há pouco tempo, os políticos se digladiavam para ficar na cadeira de mandatário máximo de suas cidades. Hoje, há uma preocupação em encerrar o mandato sem deixar pendências ao seu sucessor, assevera Howes…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI (se você for assinante do jornal ou não tiver esgotado a quota máxima de 10 notas gratuitas mensais).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo