Destaque

ENCRENCA. Jucá se “licencia” e Temer registra a ‘competência e dedicação’ do ministro que se mandou

Romero Jucá se explica, se explica e se explica. Sem conseguir explicar, porém, decidiu (ou foi convidado a isso) se mandar do Ministério
Romero Jucá se explica, se explica e se explica. Sem conseguir explicar, porém, decidiu (ou foi convidado a isso) se mandar do Ministério

Antes, confira a nota divulgada agora há pouco pelo presidente provisório Miguel Temer, a propósito do pedido de afastamento do encrencadíssimo ministro do Planejamento e segundo homem na hierarquia peemedebista (o primeiro é o próprio Temer), Romero Jucá:

Nota à Imprensa

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Romero Jucá, solicitou hoje afastamento de seu cargo, até que sejam esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa. Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da retomada do crescimento da economia. Conto que Jucá continuará, neste período, auxiliando o Governo Federal no Congresso de forma decisiva, com sua imensa capacidade política.

Michel Temer

Presidente da República em Exercício”

Agora, acompanhemos a reportagem, produzida antes, de Ivan Richard (texto) e Antonio Cruz (foto), da Agência Brasil, que trata do pedido de afastamento de Jucá. A seguir:

Jucá vai se licenciar do cargo de ministro do Planejamento

O ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB), disse agora que vai se licenciar do cargo a partir de amanhã (24) até o Ministério Público Federal se manifestar sobre as denúncias contra ele. 

“Vamos aguardar a manifestação do Ministério Público com toda a tranquilidade, porque estou consciente que não cometi nenhuma irregularidade e muito menos qualquer ato contra a apuração da Lava Jato, apoiei a Lava Jato”, disse em entrevista no Congresso Nacional, após o presidente interino Michel Temer entregar a proposta de meta fiscal revisada. “Enquanto o MP não se manifestar, aguardo fora do ministério. Depois disso, caberá ao presidente Temer me reconvidar ou não, ele vai discutir o que vai fazer”, afirmou.

O jornal Folha de S.Paulo publicou reportagem hoje (23) que diz que em conversas, gravadas em março, o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugeriu ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um pacto para impedir o avanço da Operação Lava Jato sobre o PMDB, partido do ministro.

Jucá disse que vai protocolar hoje um pedido na Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o órgão avalie se há alguma ilegalidade na gravação que comprometa a permanência dele no ministério. No período da licença, Jucá reassumirá o mandato de senador e permanecerá na presidência do PMDB. O Ministério do Planejamento ficará sob comando do secretário-executivo, Dyogo de Oliveira.

Romero Jucá disse que a decisão de se licenciar foi pessoal. Segundo ele, o presidente interino Michel Temer deu um voto de confiança, mas preferiu se licenciar para não ser usado “como massa de manobra” e “evitar que qualquer manipulação mal intencionada possa comprometer o governo.”

No momento em que Jucá concedia entrevista para informar sobre o pedido de licença, grupo protestava, com cartazes e faixas, contra o ministro por causa da reportagem e comparando a situação dele à do ex-senador Delcídio do Amaral, acusado de ter obstruído as investigações da Lava Jato…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. @obrando
    Mercadante Dilma!!!Ta para entender, o vazio de “Comando” sob o governo new, faz lembrar quanto tínhamos alguém estava a gerenciar.

  2. Melhor era não ter nomeado, mas as coisas evoluem. Mercadante foi pego em vazamento semelhante e só saiu com Dilma, a humilde, serena e capaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo