Artigos

Grandes eventos – por Maiquel Rosauro

É fácil criticar um governo. Onde há dinheiro público aplicado sempre há cobranças e mesmo quando os investimentos são realizados de forma sóbria, volta e meia existem queixas ou alguém que aponte outra prioridade. Em Santa Maria, o governo Cezar Schirmer (PMDB) é criticado em diversas frentes, mas tem uma área em especial que merece elogios. Os eventos realizados pela Prefeitura nos últimos anos deixaram uma excelente impressão.

O Festival de Balonismo é um dos acontecimentos mais incríveis da história de Santa Maria. Eu nunca fui até o Jockey Clube participar, mas me impressiona como a atividade encanta milhares de santa-marienses. Lembro-me do primeiro Festival, quando um balão voou baixo pelo meu bairro. Dezenas de vizinhos saíram de suas casas e foram para rua contemplar a novidade. E as centenas de fotos que vi ontem no Facebook mostram que os balões seguem fazendo sucesso.

maiquelOutro grande acerto desta administração é o Pátio Rural. Entrada gratuita, comidas deliciosas e preços acessíveis. Com esta trinca é difícil não fazer bonito. Quando participei do Pátio Rural comprei produtos de quase todas as bancas de expositores dos distritos de Santa Maria. Fiquei surpreso com tantas opções gastronômicas e também em conhecer empreendimentos que eu sequer tinha noção que existiam.

Mais formal e direcionado, porém não menos surpreendente, o Pavilhão da Inovação na Feisma é uma das marcas da administração do peemedebista. Local que reúne estudantes, empreendedores e empresários, o Pavilhão é um centro de debates e também de exposição de novos negócios oriundos de Santa Maria. É tão importante que deveria ser anual, mesmo quando não ocorre a Feisma.

Mas de todos os eventos promovidos pela Prefeitura, o meu preferido é o Natal do Coração. Schirmer provou que Santa Maria, quando quer, pode ser linda. Embora seja restrito ao Centro e as lojas não fiquem abertas até tarde, é gratificante ver o Centro de Santa Maria tão bonito, iluminado com materiais recicláveis. Um espetáculo convidativo e que muda a rotina de milhares de pessoas nas noites de dezembro.

Uma pena que eventos que não foram criados pela atual administração municipal não recebam a mesma atenção pelo Executivo. Faltou apoio para novas edições do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Também pesou o fato do evento ter sido retirado da Praça Saldanha Marinho, local em que nasceu e onde democratizava a exposição audiovisual.

O mesmo ocorreu com o Feirão Colonial com as bancas do Projeto Esperança/Cooesperança. A Feira ocorria na Praça Saldanha Marinho durante uma semana a cada mês e assim funcionou durante 21 anos. Porém, desde 2010 os feirantes seguem longe da principal praça de Santa Maria.

Melhor sorte teve a Feira do Livro, que seguiu na Saldanha Marinho. Todavia, se conseguirmos tirar nosso olhar romântico sobre o evento, vamos perceber que a infraestrutura da Feira do Livro está estagnada há tempos. Nos bastidores, comenta-se que há espaço e ideias para o evento crescer, mas que é inviável negociar com a atual administração municipal.

Resta torcer para que em 2017 a nova administração mantenha o que deu certo e resgate antigas propostas. Santa Maria só tem a ganhar.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que ilustra esta nota (do Natal do Coração), é do arquivo da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo